Queda nos 2 primeiros meses do ano foi de 22,5%. Índia e Alemanha deixaram o Brasil para trás no ranking.
Carros novos da montadora alemã Volkswagen são vistos na fábrica da montadora em Taubaté, em São Paulo. Cerca de 4,2 mil funcionários da unidade entraram em férias coletivas.
Depois de encerrar 2014 como 4º maior mercado de automóveis do mundo, o Brasil perdeu 2 posições no acumulado em janeiro e fevereiro de 2015.
De acordo com a consultoria Jato Consult, que pesquisa 30 países, as vendas de carros e comerciais leves no Brasil enconlheram 22,5% nos 2 primeiros meses do ano.
Com o resultado ruim, a Índia passou para a 4ª posição com alta de 4%, e a Alemanha ficou com o 5º lugar, registrando avanço de 4,7%.
Entre os 10 maiores mercados, apenas o Japão também apresentou queda no período, de 16,9%. Mesmo assim, o país asiático segue em 3º lugar, atrás de Estados Unidos e da China, que lidera com ampla folga.
Atrás do Brasil estão França, Itália, Grã-Bretanha e Coreia do Sul. Os números incluem comerciais leves e carros de passeio, com exceção da China, que soma apenas carros.
Marcas O Grupo Volkswagen, que reúne marcas como Audi, Porsche e Scania, começou o ano à frente da Toyota, com 1,38 milhão de unidades vendidas, ante 1,23 da rival japonesa. General Motors (GM) aparece em 3º, seguida por Hyundai, Ford, Nissan e Honda.