A Escola de Magistrados da Bahia (EMAB) realizou – dia 17 de Abril – uma oficina inédita para auxiliar os magistrados, Corretores e Operadoras de saúde na reflexão sobre a saúde suplementar.
O evento teve início com a Palestra “A formação dos preços dos Planos de saúde”, ministrada pelo Superintendente do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar Dr. Luiz Augusto Carneiro, que falou sobre as ações do Instituto, das pesquisas e dos fatores que influênciam o aumento do preço dos planos de saúde.
A segunda apresentação, ficou por conta do Dr. Guilherme Veldetaro Mestre em Direito Civil e Professor da PUC/RJ e FGV/RJ que falou sobre os reajustes dos planos – anual e por faixa etária e destacou o que deve ser feito para resolver o problema da saúde suplementar no Brasil; “Existe uma solução embrionária que é a possibilidade de se atrelar ao contrato de plano de saúde, um contrato de previdência. Esse serviço serviria para atenuar alguns aumentos futuros”, destaca Dr. Guilherme.
A apresentação da tarde ficou por conta do Desembargador aposentado do TJRJ, Dr. Sylvio Campanema de Souza, que trouxe casos sobre o excesso de judicialização da saúde e defendeu que o caminho é a desjudicialização. O Corretor de Seguros Velásio destacou a importância de temas como esses serem debatidos com especialistas do setor: “São temas muito importantes e esse é o conceito, trazer para o cenário a discussão e identificar todos os atores do sistema, para que juntos possamos melhorar a saúde, seja do serviço publico, seja do serviço suplementar“.
Para finalizar os coordenadores e idealizadores do evento falaram sobre o papel das instituições em reforçar o conhecimento e fomentar debates e temas da atual jurisprudência.