A empresa SAS lançou uma tecnologia para soluções contra fraudes em seguradoras. A ferramenta possibilita uma abordagem terceirizada que inclui software, hardware e serviço de gestão estratégica contra fraude. O produto é oferecido em diferentes tamanhos para atender, principalmente, às exigências de Pequenas e Médias empresas (PMEs), dispensando o investimento em equipe interna para analisar os dados. A Oferta permite instalação rápida mesmo em empresas sem domínio analítico
“A solução é capaz de identificar o invasor da subscrição ao sinistro, melhora o índice de detecção, aumenta a assertividade e agiliza os processos”, afirma Ricardo Saponara, especialista em Fraude em seguradoras do SAS. Ainda de acordo com o executivo, “a cobrança é feita por transação, que inclui sinistros, cotações e apólices”.
Dados recentes apontam crescimento de fraudes no segmento de seguros. Uma pesquisa realizada pela empresa revelou que apenas 21% das seguradoras dos Estados Unidos monitoram a incidência em tempo real e que somente 13% usam uma variedade de técnicas avançadas que envolvem soluções analíticas. O cenário é ainda mais desafiador quando se enfrenta um leque diversificado de fraudes. Para o especialista, em épocas de dificuldade econômica, é perceptível o aumento de ciberataques e fraudes, pois existem pessoas que tentam repor suas perdas de todas as formas. Outro exemplo é o exagero de reivindicações para a obtenção de melhores acordos e, também, a ‘invenção’ de acidentes e reclamações como forma de ganhar dinheiro.