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Plano de Saúde: O que diz o STJ sobre os
problemas
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Fonte: CQCS Data: 20
janeiro 2011 5 comentários
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Por conta de alguns planos de saúde
adotarem práticas abusivas em relação ao consumidor, nos últimos
anos, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) tem tomado diversas
decisões no sentido de manter o equilíbrio entre usuários e
operadoras.
Assim, baseado na Súmula 469 do STJ, o Tribunal vem aplicando o CDC
(Código de Defesa do Consumidor) nestes contratos, a fim de fazer
valer o direito dos segurados, mesmo que este tenha aderido ao
plano antes da vigência do código.
“Dada a natureza de trato sucessivo do contrato de seguro saúde,
o CDC rege as renovações que se deram sob sua vigência, não havendo
que se falar aí em retroação da lei nova”, disse, conforme
publicado pelo STJ, a ministra Nancy Andrighi.
Decisões
Um dos problemas mais recorrentes que chegam ao STJ é o que diz
respeito à negativa de cobertura. Neste sentido, o Tribunal vem
reconhecendo que a recusa indevida à cobertura médica é causa de
danos morais, já que “agrava o contexto de aflição psicológica e
de angústia sofrido pelo segurado”, disse a ministra Nancy.
De acordo com o STJ, a cobertura assistencial é um conjunto de
direitos a que o consumidor faz jus ao contratar um plano de saúde,
sendo que sua extensão é determinada pela legislação de saúde
suplementar e tem de estar expressa no contrato firmado com a
operadora.
Outro grande problema enfrentado pelos usuários é o hábito de
alguns planos de saúde de limitarem o tempo ou o valor do
tratamento e internações de seus usuários. Para o STJ, cláusulas
contratuais deste tipo são nulas, sobretudo quando tratam de
restrição de valores.
Para o ministro Aldir Passarinho Junior, quando se restringem
valores, independentemente do estado de saúde do paciente segurado,
esvazia-se o propósito do contrato, que é o de assegurar os meios
para a cura.
Reajustes
Por fim, o STJ recebe, repetidamente, recursos que discutem a
abusividade nos reajustes dos planos de saúde. A maior parte das
reclamações diz respeito aos reajustes quando há mudança de faixa
etária, especialmente se o segurado tem 60 anos ou mais.
Na avaliação do Tribunal, contudo, o consumidor que atingiu a idade
de 60 anos, seja antes ou depois da vigência do Estatuto do Idoso,
está sempre amparado pela Lei e também pelo próprio Estatuto contra
a abusividade de reajustes das mensalidades com base exclusivamente
na mudança de faixa etária.
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da internet. Contato com o autor para mais informa��es:
[email protected]
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Veja abaixo os comentários de outros usuários.
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"quando mudei de faixa etaria , p/58 anos +- de 340,00 pulou para
quase 900,00 reais SUL AMERICA me levou minhas economias fiquei
mais doente ,passei para UNIMED PAULISTANA , pagando 465,00
aproveitando a carencia achei que estava , no caminho certo so me
dei mal mais uma so perdi dinheiro , a 5 meses aproveitei acarencia
do plano anterior mais uma estou pagando para , ser desrespeitada
pela PREVENT SENIOR este plano intrnet so para emitir boleto para
pagar , muito obstaculo muita falta de respeito , e humilhaçao
tenho encontrado . gostaria de receber a devoluçao de tudo , que ja
paguei . pois sou pobre , tenho 61 anos e continuo trabalhando,
para comer."
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nadir, às 02/02/2011 19:02
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"Meu comentário é : A partir do momento em que se contrata uma
operadora , você colocar sua confiança nela e paga para não usar, a
lei tem que ser para todos, então eu pago um plano durante 15 anos
, sem falhar , e não tenho todas as coberturas, e uma pessoa faz
hoje o plano e está totalmente coberto, sendo o meu plano antigo
minhas faixa etária são maiores vai até 70 anos eu pago mais e não
tenho direito , isto tá certo?"
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MARISTELA PIMENTEL NUNES, às 02/02/2011 16:02
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"Quanto aos problemas que a Sancil esta passando tenho só uma
pergunta a fazer. Com que dinheiro o proprietário da dita operadora
comprou a Serma...... A ANS sendo uma agencia do governo não teria
que aprovar tal aquisição.... Mesmo a aquisição sendo feita pela
pessoa fisica, a ANS não deveria acionar o ministéro publico para
que o mesmo apurasse o desvio de dinheiro da Sancil sendo que a
mesma esta em dificuldades financeiras a muitos anos. Bom, sei que
tem perguntas que nunca devem ser feitas mas a cada dia a ANS vem
se tornando forum apenas das discussões superficiais porque não
vemos absolutamente nada acontecer com operadoras que estão em
nosso mercado apenas para se locupletar pouco preocupando-se com
seu real papel na sociedade. "
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Wilson Gonçalves, às 02/02/2011 15:02
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"SANCIL - demorou hem ????"
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Luiz, às 27/01/2011 11:01
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"È importante para o usuario saber que os órgãos governamentais
estão atento aos problemas que ele (usuario), comumente enfrenta no
seu dia a dia."
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JOSE AURELIO DA SILVA, às 21/01/2011 12:01
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