Uma boa notícia para quem usa plano
de saúde: a Agência Nacional de Saúde Suplementar vai mudar as
regras de atendimento das operadoras. Entre as novas medidas, está
a exigência de que as empresas ofereçam atendimento presencial.
Kelly Areas Paiva precisa fazer
exames para uma cirurgia, mas o plano de saúde dela não autoriza.
Por telefone, Kelly tentou mais uma vez resolver o problema.
“Tratar desse assunto por telefone é muito inconveniente. Cada hora
é uma pessoa que te atende, a gente fica sendo tratado como número
mesmo, e não dá”, afirma a analista de testes.
Para melhorar a qualidade dos
atendimentos prestados aos segurados, a Agência Nacional de Saúde
Suplementar vai exigir mudanças nas rotinas das operadoras. A
principal delas é o atendimento presencial: as companhias terão que
disponibilizar funcionários para esclarecer as dúvidas dos
segurados na frente deles.
Além do atendimento presencial em
todo o território nacional, os planos de saúde terão que oferecer
atendimento telefônico 24 horas por dia, todos os dias da semana.
As empresas também passam a ser obrigadas a fornecer um número de
protocolo no início do atendimento e a enviar esse número por SMS,
e-mail ou ligação gravada.
As solicitações de atendimento
deverão ser respondidas em prazos definidos para cada tipo de
serviço: uma consulta médica simples, por exemplo, deve acontecer
no prazo máximo de sete dias. “Nós resolvemos estudar e ver qual o
melhor caminho para apoiar o beneficiário, o consumidor nesta
procura. E é melhorando as regras do atendimento que a operadora
presta a ele”, afirma a diretora de fiscalização da ANS, Simone
Freire.
As novas regras seguem para
consulta pública ainda este mês, a previsão é a de que entrem em
vigor em julho. Para Kelly, as novidades são muito bem-vindas.
“Isso já deveria existir há muito tempo”, diz.