Levantamento abrange
consultas de crédito feitas pelas seguradoras feitas entre janeiro
e maço; Adultos Urbanos Estabelecidos e Elites representam são os
grupos de brasileiros que representaram mais de 45% dos
consumidores que tiveram consultas de crédito feitas pelas
seguradoras no primeiro trimestre deste ano.
Estudo inédito da Serasa Experian, que revela o perfil dos
brasileiros que buscaram por seguros neste início de ano, leva em
conta 11 grupos dominantes da sociedade brasileira, de acordo com a
segmentação Mosaic Brasil. O grupo com o maior percentual é o de
Adultos Urbanos Estabelecidos, responsável por 26,07% do total, e
que tem, em geral, entre os 30 e 60 anos, boa escolaridade e já
atingiram um padrão de vida relativamente confortável.
Em seguida, responsável pelo segundo maior percentual de
consultas de crédito feitas pelas seguradoras do país, está o grupo
Elites Brasileiras (19,29% do total), que engloba os adultos acima
de 30 anos, com alta escolaridade, bem-empregados ou donos do
próprio negócio, desfrutando de alto padrão de vida.
A lista segue com os Donos de Negócio (13,92%), grupo
composto predominantemente por homens, na faixa de entre 25 e 55
anos e com negócio próprio. Em seguida, em quarto lugar entre os
grupos com maior percentual de consultas de crédito realizadas
pelas seguradoras vem a Juventude Trabalhadora Urbana, ou seja,
indivíduos em sua maioria com até 35 anos, solteiros, moradores das
regiões metropolitanas e grandes centros urbanos.
Em quinto lugar entre os grupos mais interessados em comprar
seguros no país está o grupo de Jovens Adultos da Periferia,
composto por moradores adultos de até 35 anos das periferias
brasileiras, um dos protagonistas da ascensão da nova classe média.
Este grupo é o que detém o maior percentual entre os 11 grupos
dominantes da população, reunindo 16,8% dos cidadãos.