O preço continua a ser o principal fator de mudança de companhia seguradora, revela o estudo “U.S. Insurance Shopping Study”, que avalia o comportamento e o grau de satisfação do segurado nos Estados Unidos. Outros critérios, como serviços, também são relevantes, mas ficam em segundo plano.
Em média, 39% dos segurados a cada renovação pesquisam por novas seguradoras, embora um percentual nem todos de fato mudem de companhia (29% em 2014, 37% em 2013) a cada ano. O segurado de auto que troca de empresa obtém um ganho médio de aproximadamente U$ 350 em termos de prêmios. As taxas de seguros subiram 2,1% em 2014.
“São bons indicadores, que podem servir de referência numérica para o mercado brasileiro”, afirma o analista de seguros Francisco Galiza, do site Rating de Seguros (www.ratingdeseguros.com.br). O estudo, feito pelo nono ano consecutivo pela empresa de consultoria J.D. Power, pode ser visto em www.jdpower.com/press-releases/2015-us-insurance-shopping-study