A Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS) divulgou a nova edição do estudo “Global Risk Dialogue”. A publicação analisa cenários de gestão de crises em temas recorrentes no mundo atual, abordando desde perdas com recalls de produtos, passando por situações que envolvem riscos políticos e terrorismo, até o que acontece quando eventos ao vivo são interrompidos.
Outro ponto explorado no levantamento é sobre a tecnologia que está rapidamente se tornando um negócio de bilhões de dólares: veículos aéreos não tripulados (UAVs) ou drones. Até 2024 estima-se que o impacto comercial com o mercado de drones triplique, chegando a cerca de US$ 93 bilhões. O relatório aponta quais os desafios de risco e responsabilidades que estão envolvidos neste tipo de negócio, que ainda carece de dados e regulamentação.
Riscos com inundações, que representam grandes ameaças para as empresas, também são analisados. Além de causar danos materiais à propriedade, podem interromper as operações e trazer danos ao patrimônio. A análise da AGCS mostra que as inundações, resultados de catástrofes naturais, ocupam a sétima posição na causa de perda para os negócios. O segredo para minimizar prejuízos, segundo a análise, é uma preparação adequada e o aumento da capacidade de resiliência dos locais.
O relatório completo pode ser conferido aqui.