Depois de passar por São Paulo, a
exposição ComCiência, da artista australiana Patricia Piccinini,
chega ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília com o
patrocínio do Grupo BB e Mapfre. A entrada é gratuita.
Primeira exposição individual de
Patricia no Brasil, a mostra reúne alguns de seus principais
trabalhos, como Big Mother (uma figura agigantada que se assemelha
a uma macaca e amamenta um bebê), The Conforter (menina coberta de
pelos que acalenta um pequeno ser, de pele macia e pés fofos como
um bebê humano, mas com boca gigante e sem olhos) e The Observer
(2010), um curioso menino que observa o mundo do alto de uma pilha
inclinada de cadeiras.
Criadas em seu ateliê em Melbourn,
as obras foram trazidas ao País com apoio do Grupo, que desde 2012
tem apoiado e viabilizado exposições como “Picasso e a Modernidade
Espanhola” e “Salvador Dalí”.
“Nosso objetivo é investir na
disseminação de cultura, contribuindo para que cada vez mais
pessoas tenham acesso e contato com obras e artistas. Dessa
maneira, reafirmamos o nosso compromisso com a sociedade e com a
preservação da arte, incentivando grandes transformações sociais e
culturais”, destaca Fátima Lima, executiva de Sustentabilidade do
Grupo.
Feito a partir de fibra de vidro,
silicone e cabelos humanos, o trabalho de Patricia mostra o real em
contraponto ao artificial, à medida que criaturas estranhas
aparecem ao lado de humanos hiper-realistas. “Trata-se de uma obra
sobre a aceitação”, diz o curador Marcello Dantas. “A ideia é
permitir-se contato com a essência desses personagens”, explica
ele, que concebeu o sistema de visitação à exposição com a
colaboração da artista australiana.
O incômodo provocado pelos
monstrengos de silicone concebidos por Patricia mostra sobre
sentimentos próprios, ampliando a compreensão sobre questões como a
imposição de padrões de beleza, o racismo e a xenofobia.
Serviço
ComCiência – Patricia
Piccinini
Local: Centro
Cultural Banco do Brasil Brasília (SCES, Trecho 02, lote 22)
– Brasília (DF)
Tel.: (61) 3108-7600
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às
21h
Classificação indicativa: livre
Data: De 21 de janeiro a 04 de abril
Curadoria: Marcello Dantas