O corretor de seguros precisa estar
devidamente preparado para conquistar clientes que usam as
ferramentas tecnológicas para estar cada vez mais bem informados. A
afirmação foi feita pelo presidente da SulAmérica, Gabriel
Portella, durante almoço em sua homenagem realizado nesta
sexta-feira (08/04) pelo Clube dos Corretores de Seguros do Rio de
Janeiro (CCS-RJ). Segundo ele, a palavra chave do momento, e que
prevalecerá de agora em diante, é “relacionamento”.
Nesse contexto, Gabriel Portella
acentuou que o segurado precisa ver o corretor como uma
‘referência”, aquele a quem poderá recorrer para contratar todos os
tipos de cobertura e não apenas uma ou outra, especificamente. “A
tecnologia está disponível para todos. Hoje, muitas vezes, o
cliente faz a cotação online e até mesmo busca informações sobre o
produto antes de procurar o corretor. Então, o relacionamento é o
diferencial que o corretor tem a oferecer para conquistar coração e
mente do cliente. O desafio é ser mais tecnológico. Mostrar que a
cotação online não estará disponível para atender o cliente 365
dias por ano. Só o corretor cumpre esse papel”, frisou.
Ele acrescentou que as seguradoras
também precisar se adequar aos novos tempos. Gabriel Portella citou
a própria SulAmérica, que investe forte em cursos e programas
voltados para os corretores de seguros parceiros. “Nesse sentido, o
Programa de Reconhecimento do Corretor é bem abrangente, criando
novas oportunidades para os nossos parceiros. Para a SulAmérica, a
relação com o corretor deve ser construída todos os dias. Nem
sempre teremos o menor preço ou a maior comissão, mas investimos no
conjunto para tornar essa relação cada vez mais saudável”,
salientou.
Outro programa importante é o “Nova
Geração”, voltado para jovens, filhos ou sucessores dos corretores
de seguros. Neste caso, a intenção é valorizar a carreira, mostrar
a beleza e a importância dessa profissão. “Muitos jovens chegam
cheios de dúvidas e concluem o programa certos de que essa
profissão é muito legal”, observou o executivo.
Ele disse ainda que, em 2015, mais
de 30 mil corretores de seguros foram treinados ou participaram
desses programas da SulAmérica, que encerrou o ano com “indicadores
positivos e crescimento de 3% da receita.
A seguradora, que está completando
120 anos de fundação, registrou lucro líquido de R$734,3 milhões em
2015, com ganho de 32,2% no ano. A receita de seguros da companhia
cresceu 13,4%, acumulando R$15,3 bilhões.