Parece loucura? Mas não é. Um grande player da área de mídias sociais já está apostando nisso. O Snapchat, aplicativo de mídia social conhecido por suas mensagens instantâneas que logo desaparecem quer se tornar um consultor-robô (robo-advisor, em inglês), usando os dados disponíveis online e algoritmos sofisticados para gerir o dinheiro dos seus usuários por meio de investimentos diversificados e de baixo custo, como os ETFs. No Brasil, isso também está ganhando força. Só no último ano, vimos o surgimento de duas novas startups no mercado local, oferecendo serviços de investimento automatizado por meio de consultor-robô, sendo a mais recente, a Magnetis.
Há provas de que os profissionais do setor estão resistentes à mudança. Entretanto, fatores crescentes como avanços tecnológicos, regulamentações mais duras e a mudança de hábitos de consumo estão forçando os executivos a se adaptar ao mercado.
De um lado estão os assessores de patrimônios privados de clientes importantes, oferecendo produtos e serviços personalizados para atender aos anseios destes clientes, eventuais dívidas futuras necessidades e fluxo de caixa complexos.
Do outro lado, a consultoria de baixo custo, sem frescuras que atendem, de forma eficiente, ao varejo e à população de nível mais baixo. Os novos players estão conquistando este espaço com o modelo de tecnologia automatizada do consultor–robô, ganhando credibilidade e ajudando a derrubar as barreiras de empresas como Facebook e Amazon. Consultorias em riqueza de patrimônio contratadas e cobrada por hora também estão ganhando força. Receosos, os oponentes à regra fiduciária simplesmente subestimam a força inovadora do setor financeiro, no que diz respeito a isso.
O atual modelo de massa afluente, no entanto, está repleto de conflitos que, muitas vezes, levam a um conselho ruim, conflito de interesses e falta de transparência. Se as empresas querem conquistar este crescente segmento de mercado, elas terão que oferecer aos clientes a consultoria personalizada necessária para atender às metas destes clientes.
Os grandes vencedores desta mudança no setor serão os profissionais de gestão de patrimônio capazes de restabelecer uma proposta de valores, além de priorizar as necessidades e metas financeiras de seus clientes. O abandono de artefatos do passado como referência pública, rankings trimestrais e silos de produtos, que desviam das verdadeiras necessidades individuais do cliente, é essencial para sobreviver a esta destruição criativa. Uma coisa é clara: o status quo não é uma opção. As empresas devem oferecer "melhores recursos" e reanexar seus serviços para o bem público de seus clientes, comunidades e economias como um todo.
Os players que optarem por continuar fingindo de morto estarão ignorando as lições oferecidas pela história. Só porque você tem hasteada a bandeira de um grande banco ou empresa de gestão de patrimônio do lado de fora de seu escritório, não significa que você estará protegido. Os consultores-robôs já estão entre nós e a próxima virada de jogo pode estar ali na esquina.
Sobre o CFA Society Brazil
O CFA Program é o maior programa global para certificação de analistas de investimentos. O CFA Institute é a maior associação global de profissionais de investimentos, com mais de 135 mil membros espalhados por 150 países e territórios, e confere a certificação CFA – Chartered Financial Analyst. A CFA Society Brazil é parte de uma rede de 148 CFA Societies localizadas em 70 países. No Brasil são mais de 750 membros, em nove estados (RS, SC, PR, SP, RJ, MG, GO, DF, PE e PB), que atuam em diferentes segmentos do mercado financeiro, tais como bancos de investimento, private banking, corretoras, gestoras de recursos, boutiques de M&A, firmas de private equity, familly offices, agências de classificação de risco, provedores de informações financeiras e outras empresas do setor.
Sobre CFA Institute
O CFA Institute é uma associação global de profissionais de investimento que define o padrão de excelência e credenciais profissionais. A organização é um campeão para o comportamento ético nos mercados de investimento e uma fonte de conhecimento respeitado na comunidade financeira global. O objetivo final: para criar um ambiente onde os interesses dos investidores vêm em primeiro lugar, os mercados funcionam no seu melhor, e as economias crescem. CFA Institute tem mais de 136,600 membros em 145 países e territórios, incluindo 139,256 charterholders CFA, e 147 membros sociedades.