A Tokio Marine, uma das maiores
seguradoras do Brasil, celebra neste mês de Julho 57 anos de
história no Brasil, com excelentes resultados e perspectivas
otimistas quanto à retomada do crescimento da economia e do mercado
de seguros. Considerando os últimos doze meses, período entre Junho
de 2015 e Maio de 2016, a Companhia atingiu uma produção de R$ 4
bilhões. Dados oficiais divulgados pela Superintendência de Seguros
Privados (Susep) apontam que, de Janeiro até Maio deste ano, a
Seguradora cresceu 10,4% considerando apenas Ramos Elementares e
Pessoas, segmentos nos quais atua, enquanto este mercado avançou
1%.
Nesse período, um dos destaques de
desempenho da Tokio Marine foi a carteira de Riscos Corporativos
(Empresariais/Riscos Nomeados/Riscos Operacionais, Transportes,
Linhas Financeiras), que cresceu 23,5% em relação ao ano passado.
Também houve crescimento das carteiras de Automóvel (5,7%), Pessoas
(6,6%) e Riscos Massificados (Residencial, Condomínio, Imobiliário
etc.), de 5,8%.
“Temos muitos motivos para
comemorar. Mesmo em um cenário econômico tão desafiador, mantivemos
o crescimento e conquistamos a 5ª posição no ranking entre as
maiores seguradoras até Maio, excluindo-se as carteiras de
Previdência, Saúde e Capitalização, que não operamos. E as nossas
expectativas são muito positivas quanto ao reaquecimento da
economia e, consequentemente, do mercado segurador, já a partir do
segundo semestre”, celebra o Presidente José Adalberto Ferrara.
Um dos fatores que justificam o
otimismo é a elevação do Índice de Confiança do Setor de Seguros
(ICSS) divulgado pela Rating Seguros e Fenacor. Após atingir a pior
marca da série em Janeiro de 2016, o indicador, em Junho, foi o
maior dos últimos dois anos. “Acreditamos na recuperação da
economia e continuamos firmes em busca dos nossos objetivos”,
afirma Ferrara. Outra condição favorável ao atingimento das metas é
o extenso portfólio de produtos e serviços que a Tokio Marine
disponibiliza. “Como uma seguradora Multiprodutos/Multilinhas,
temos o diferencial de oferecer um amplo leque de soluções para
nossos Corretores e Assessorias. Desta forma, mesmo que algumas
carteiras sejam mais diretamente afetadas pela desaceleração
econômica, há inúmeras oportunidades de realização de negócios em
outros nichos”, argumenta o Presidente. Segundo ele, há muito
espaço para a exploração de novos canais de vendas e linhas de
produtos como Riscos Patrimoniais, Pessoas, Residência, Condomínio,
Garantia etc.
Numa demonstração da confiança no
crescimento do mercado, a Seguradora lançou no primeiro semestre os
seguros D&O e Obras de Arte. Até o final do ano, a Companhia
irá apresentar novos produtos, como o Tokio Agro Safras e o Tokio
Auto Popular, além de investir em serviços diferenciados para
facilitar ainda mais o dia a dia dos Clientes, bem como Corretores
e Assessorias, para que, juntos, possam crescer no mercado
brasileiro.
“A estratégia da Tokio Marine para
continuar ampliando a participação na indústria de seguros consiste
em crescer organicamente, sustentada pelos pilares de Qualidade na
Entrega dos Serviços, Qualidade dos Produtos e, especialmente,
Qualidade e Compromisso do nosso time de mais de 1.700
Colaboradores”, ressalta Ferrara.