Com o objetivo de apresentar novos produtos e cenários aos corretores, o Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo (Sincor-SP) promoveu nesta quarta-feira, dia 3 de agosto, o 1º Seminário Multidisciplinar – Riscos Financeiros. De acordo com o presidente da entidade, Alexandre Camillo, a iniciativa tem como objetivo além de fornecer informações multidisciplinares aos profissionais, estimular o empreendedorismo da categoria. ”
Camillo lembrou que há muitas obras de infraestrutura paradas no país, mas que há esperança já que alguns setores da economia começam a ensaiar uma tímida recuperação. “Este seminário é importante para que estejamos prontos quando a crise passar, porque ela vai acabar”.
O evento foi organizado pela Comissão de Crédito, Garantia e Fiança do Sincor-SP que é coordenado por Edmur Almeida, que fez a abertura do evento. “Utilizando exemplos práticos e uma abordagem didática e objetiva pretendemos mostrar ao corretor de seguros que há vida além do seguro de automóveis”, disse.
O corretor Cláudio Macedo, especialista em seguro de crédito, fez a primeira palestra e mostrou o cenário e as características dessa modalidade de seguro que é voltada para operações entre empresas (B2B). “Ele cobre atraso de pagamento, falência ou recuperação judicial”, explicou. Segundo Macedo, o corretor que trabalha com seguro de crédito deve estar ciente de que não é uma negociação fácil. “É um relacionamento que pode levar até dois anos para ser concretizado”, disse. Mas, segundo ele, é um produto que tem grande mercado no Brasil, já que ainda poucas empresas conhecem o produto e essa modalidade é muito importante para a economia brasileira.
O que leva uma empresa a contratar um seguro de crédito? “Um cenário em que é comum ter crises severas e frequentes e um mercado imprevisível e que as contas a receber da empresa representam uma parte significativa do ativo”, destacou.
O corretor Samuel Lasry Sitnoveter foi responsável por apresentar os conceitos do seguro garantia e as possibilidades de negócio para o corretor. Ele explicou com detalhes as coberturas e como funciona a modalidade.
Encerrando o encontro, o corretor Lucas Escosa Dalelibera, membro da Comissão de Crédito, Garantia e Fiança do Sincor-SP, falou sobre o seguro de fiança locatícia. Ele mostrou o potencial do mercado e que para o corretor o ganho anual pode ser bem próximo ao que se ganha com o seguro de automóvel. “O produto fiança locatícia deve ser visto como uma boa alternativa pelos corretores”, finalizou.