Acredita-se que os acordos fortalecerão o complexo industrial brasileiro
Em reunião com representantes do governo federal e da indústria farmacêutica, o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) fechou três novas parcerias estratégicas com o Ministério da Saúde.
Os acordos têm como meta a fabricação dos medicamentos Atazanavir, com a empresa Bristol Myers Squibb, para o tratamento do vírus HIV/ADS; Pramipexol, com a Beringer Ingelhein, para o mal de Alzheimer e Micofenolato de Mofetila, com a empresa Roche, para o tratamento de doentes renais transplantados.
O evento foi realizado no auditório da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAs), em Brasília. Além do acordo firmado com o Instituto de Tecnologia em Fármacos, o Ministério da Saúde também assinou acordos para a produção de medicamentos para Parkinson, AIDS, Artrite Reumatóide e Doença de Crohn.
Segundo dados do Ministério da Saúde, esses acordos fortalecerão o complexo industrial brasileiro e resultarão em uma economia de R$700 milhões no decorrer de cinco anos, período em que o país deverá se tornar auto-suficiente na produção desses medicamentos.
|