Durante a realização da 6ª Conferência de Proteção ao Consumidor que aconteceu em São Paulo,diretora de supervisão de conduta da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Helena Mulim, revelou que na quarta-feira, dia 28, o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) aprovou a utilização de peças não originais, mas que seguem as especificações técnicas determinadas pelas fábricas, na reparação de veículos segurados.
Esta foi um dos empecilhos para a formulação de produtos de seguro auto popular pelas seguradoras, pois a obrigatoriedade de peças originais elevavam demasiadamente o custo de reparação.
Segundo Helena, ainda não se sabe a data em que acontecerá a publicação, mas ela disse acreditar que agora será viável a oferta do produto. “Tentar oferecer um produto de forma mais customizada para quem não tem acesso ao seguro por uma questão de preço. A Susep quer junto com o setor desenvolver o mercado. Se a sociedade toda estiver segurada, o país está segurado”.
A partir da publicação no Diário Oficia,l que deve acontecer na próxima semana, as seguradoras poderão começar a apresentar seus produtos para aprovação na Susep. É provável que estes produtos estejam disponíveis ainda neste ano para os consumidores.