Os corretores de seguros estão mais otimistas neste início de ano. Segundo pesquisa realizada pela Fenacor, no final de janeiro, para calcular o ICSS, indicador mensal que mede o nível de confiança do mercado, 89% dos entrevistados acreditam que o faturamento do setor vai crescer (39%) ou, ao menos, permanecer estável (50%) nos próximos seis meses. Já entre os seguradores e resseguradores, esses percentuais atingiram 25% e 64% e 29% e 42%, respectivamente.
Ainda entre os corretores, 56% acreditam que a rentabilidade do mercado vai se manter no mesmo patamar neste semestre e outros 22% apostam em crescimento, mesmo percentual de quem teme uma queda.
Metade dos seguradores entrevistados acredita que a rentabilidade permanecerá estável e somente 16% apostam em um avanço nos próximos meses.
Quanto ao desempenho da economia brasileira, 88% dos corretores, 93% dos seguradores e 86% dos resseguradores projetam um cenário melhor ou, no mínimo, igual ao que prevalece atualmente, nos próximos seis meses.
O ICSS é um indicador mensal que mede a confiança do setor de seguros no Brasil.
Esse indicador é o resultado de três variáveis: ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).
Todo final de mês são enviadas perguntas simples, de múltipla escolha, em que as empresas dizem sobre o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor.
Ao todo, aproximadamente 100 executivos de corretoras, seguradoras e resseguradoras são entrevistados em cada oportunidade.