Um estudo realizado pela revista
Pequenas Empresas, Grandes Negócios diz que 69% de 1.350 pessoas
entrevistadas, de todas as classes sociais e em cinco diferentes
capitais do Brasil, afirmam que preferem muito mais um atendimento
de qualidade ao preço do serviço ou produto - este sendo
considerado o mais importante por apenas 12% dos entrevistados.
Segundo o coach de vendas Max Pires, é comprovado que a relação
entre o cliente e um restaurante está diretamente relacionada ao
fator emocional e à experiência vivida no estabelecimento. “De nada
adianta investir em infraestrutura, se o seu atendimento não é
bom”, afirma.
O especialista, que tem mais de 27 anos de atuação no mercado
comercial e possui formação em programação neurolinguística, diz
que são os 10 primeiros segundos que determinam se você ganhou o
consumidor ou não. “Por isso que o principal profissional de
qualquer empresa é o atendente, pois este será a personificação dos
valores da companhia. Sejam restaurantes, papelarias, consultórios
médicos, hotéis ou até mesmo multinacionais com seus
recepcionistas”, argumenta.
Max, que possui um programa de treinamento chamado “Garçom
Vendedor”, diz que é preciso quebrar a crença de que vender é um
dom e não é para todos. “A venda é baseada em estratégias, técnicas
e muita prática, que qualquer um, tímido ou extrovertido, pode
aprender e colocar em prática com maestria, mas para isso o time de
vendas precisa querer vender pelos motivos certos”, explica o
coach.
O especialista acrescenta: “É necessário que o colaborador
identifique ‘porque’ ele trabalha naquela empresa e escolheu entrar
no ramo de atendimento ao cliente, para então entender ‘para que’
ela está nesse projeto”, diz. “É importante que se trabalhe por um
propósito, ‘com’ a empresa e não mais ‘para’ empresa. Faz uma
grande diferença na mentalidade do trabalhador”, ressalta
Pires.
Um dos maiores erros das empresas, principalmente em restaurantes
ou ramos do varejo, segundo o coach, é deslizar no atendimento
depois que a conta é paga. “A finalização do atendimento é
importantíssima, porque é a última experiência no estabelecimento
que fica registrada na mente do consumidor, portanto, o atendente
deve ser simpático e cortês até o final”, conclui.
Max Pires estará com sua palestra “1, 2, 3, 4, 5 vendi!” novamente
na Rua Mem de Sá, 19 Icaraí em Niterói, no Rio de Janeiro, dia
15/02, de 19h às 22h. De forma sucinta e divertida, o coach aborda
todas as técnicas, passos simples e diretos para fechar qualquer
venda, seja por empreendedor ou profissional liberal!