Estudo diz que receita totalizou 3,6
trilhões de euros, com destaque para expansão na China
O faturamento total de seguros no
mundo atingiu um novo recorde: 3,6 trilhões de euros em 2016 (US$
3,8 trilhões). É isso o que revela estudo da Allianz, com dados
iniciais divulgados no último dia 13, sem incluir seguro de saúde.
Em uma comparação anual, o aumento nominal – após ajustes para
refletir os efeitos de conversão de moeda estrangeira – é estimado
em 4,4%. Embora o ritmo de crescimento tenha diminuído ligeiramente
nos dois anos anteriores – quando estava acima da marca de 5%, está
em linha com a média de longo prazo e a taxa de crescimento
econômico global, comenta o grupo no comunicado divulgado.
Dos 150 bilhões de euros em prêmios
adicionais, cerca de 70 bilhões de euros são atribuíveis a um único
mercado: a China. Isto significa que o Reino Médio é responsável
por cerca de metade do crescimento do ano passado; Sem a China, o
mundo dos seguros teria conseguido um crescimento de apenas
2,7%.
O Brasil é o 15º maior mercado de
seguros do mundo no ranking do estudo da Allianz, com 47 bilhões de
euros em 2016. O ranking é liderado pelos Estados Unidos, com 1,125
trilhão de euros em prêmios, pelo Japão, com 399 bilhões de euros,
e pela China, com 365 bilhões de euros. Em participação do setor do
PIB, o Brasil despenca no ranking, com apenas 2,9%. China também
exibe ainda um tímido percentual: 3,6%. Uma referência para os
estudiosos é a penetração dos Estados Unidos: 6,7%.
O consumo per capita de seguros tem
liderança japonesa. Na sequência, Hong Kong exibe 6,4 mil euros por
habitante; Suíça, com 5,2 mil; Dinamarca, 4,4 mil. O Brasil
contabiliza apenas 230 euros de consumo de seguro por habitante, o
que revela, segundo os mais otimistas executivos do setor, o
tamanho do potencial que a indústria ainda tem para explorar.
O estudo completo pode ser acessado no
link: https://www.allianz.com/en/press/news/studies/170313_Insurance-markets-in-2016/