As associações piratas são um tema recorrente no Mercado de Seguro. Muitos corretores que trabalham legalmente são lesados pela concorrência desleal, mas, os principais prejudicados são os consumidores que têm sérios prejuízos contratando este tipo de serviço. Denunciar é um dos passos para acabar com esta prática, por conta disto, o CQCS preparou um passo a passo para ajudar os Corretores e seus segurados a identificarem e denunciarem uma associação.
O presidente do SINCOR-SC, Auri Bertelli afirma que no caso das denúncias o ideal é reunir o máximo de informações. Ele ressaltou ainda que no site do Sindicato existe um espaço reservado para qualquer tipo de problema, inclusive denúncias de ação de cooperativa.
1 passo: Identificar se a instituição está autorizada pela Susep
No site da Susep há uma aba disponível para que o Corretor ou consumidor consulte as empresas autorizadas. Para verificar, o internauta precisa preencher o nome e tipo da empresa e o estado em que ela atua.
2 passo: Recolher os dados da associação;
Segundo Auri, é preciso recolher o nome, endereço, cópia de contratos e a quantidade de clientes enganados.
3 passo: Encaminhar os documentos para o SINCOR;
Depois de reunir todos os documentos, é necessário que o Corretor encaminhe a denúncia ao Sindicato, para que a Fenacor, Susep e Ministério Público sejam acionados. Bertelli destaca a importância dos Corretores denunciarem em suas respectivas cidades aos órgãos competentes.
Para o advogado especialista em seguros, Gilberto de Jesus, as pessoas se iludem com as promessas das associações e terminam ficando no prejuízo. “Mesmo recorrendo ao judiciário é raro conseguir recuperar o prejuízo suportado”.
Gilberto acredita que é preciso insistir nas campanhas educativas, mostrando aos consumidores a necessidade de verificar previamente ao fechamento do negócio se a empresa que oferta o serviço está autorizada a operar no segmento.