As fraudes e abusos consistem em um tema cada vez mais atual. Elas aparecem quando pessoas topam tudo para fraudar o sistema e receber uma indenização. Além de recorrentes, são grandes problemas para o setor de seguros.
Segundo o consultor em gerenciamento de riscos de seguros, Sergio Ricardo, a fraude em seguros aparece quando pessoas mal intencionadas são atraídas por perceberem fragilidades e uma determinada facilidade em ter acesso às indenizações.
No setor de ramos elementares a prática não é diferente. Segundo Sergio, muitas pessoas chegam a forjar um sinistro para receber a indenização. “As fraudes mais comuns estão no preenchimento de informações incorretas no formulário de contratação e no aumento deliberado de danos”, destacou Sergio. O fraudador pode também, omitir os fatos na vistoria e/ou falsificar declaração de roubos e furtos.
Sergio ressalta ainda, que em tempos de crise econômica as pessoas acabam aumentando o grau dos sinistros em busca de “dinheiro fácil”. “A quantidade de sinistros falsos em residências não habituais, como casas de veraneio, comércios e indústrias tende a crescer neste período. Isso faz com que os cuidados das áreas de sinistros das seguradoras sejam redobrados”, destacou .
“O problema é que além do trabalho a fraude sempre é difícil de provar, mas os mecanismos para preveni-las vem se aperfeiçoando”, afirmou.