A ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar – abriu nesta terça-feira (27) consulta pública para receber sugestões sobre a ampliação da cobertura dos planos de saúde brasileiros. Até o dia 26 de julho, estará disponível no site da ANS a proposta da agência para que os planos passem a cobrir 15 novos procedimentos médicos. A proposta dos novos procedimentos foi elaborada a partir de 171 solicitações de mudanças discutidas por um grupo técnico. A ampliação da cobertura deverá entrar em vigor em 2018.
Procedimentos ainda podem ser incluídos
Além dos 15 procedimentos que já estão na proposta da ANS, muitos ficaram de fora da lista, como é o de alguns quimioterápicos, exames de diagnóstico por imagem, prótese peniana inflável e da Vaporização Fotosseletiva a laser para tratamento minimamente invasivo da HBP – hiperplasia benigna da próstata, uma das doenças mais comuns do homem, com mais de 14 milhões de casos no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia.
Nestes casos, é possível – por meio da consulta pública disponível no site da ANS – fazer sugestões para inclusão dos novos tratamentos, que serão avaliados pela agência futuramente. Qualquer cidadão pode acessar site e dar a sua contribuição.