O Hospital do Coração, (HCor) registrou um crescimento de 150%
no número de pacientes internacionais atendidos na instituição em
2010. Segundo a gerente comercial do HCor, Fernanda Crema, em 2009
o número de pacientes chegava a 85 e, no ano passado, cresceu para
213.
Além do crescimento em número de consultas, o HCor também
registrou um aumento de 20% na receita vinda de atendimentos
internacionais.
De acordo com Fernanda, esse crescimento ocorreu em
vista das relações institucionais que o hospital firmou esse ano
com instituições de outros países. “Uma das nossas estratégias para
esse ano é expandir o relacionamento com empresas e seguradoras do
mundo para podermos atender pessoas de outras localidades.”
A gerente comercial completa ao dizer que anteriormente os
estrangeiros vinham de forma espontânea e atualmente comparecem em
vista da captação realizada.
Entre as nacionalidades que mais são atendidas, Fernanda conta
que os africanos são os que mais usufruem dos serviços médicos.
“Aproximadamente 80% das pessoas que atendemos são da
Angola e, na maioria das vezes, são casos de cardiopatas ou pessoas
interessadas em fazer check-up”.
A gerente comercial acredita que o turismo da saúde é uma grande
oportunidade para o Brasil e torna o País mais competitivo em
relação aos outros hospitais.
“Os americanos costumam vir em busca de preços mais competitivos
e maior qualidade. Já os canadenses procuram atendimento que preze
pela agilidade. Os africanos buscam o atendimento de qualidade que
eles não têm no País de origem”.
Diferenças culturais
Segundo Fernanda, além de aprimorar o relacionamento com
instituições estrangeiras, o hospital também capacitou seus
funcionários para que pudesse atender aos pacientes de forma
adequada.
“Realizamos alguns treinamentos com nossas equipes onde foram
dados cursos de idiomas e também algumas dicas sobre os hábitos
culturais”.
Ela conta que essa atenção pode ser percebida em situações que
envolvem a maneira de saudar o paciente até a gastronomia do
hospital.
“Procuramos levar em consideração os
hábitos de cada cultura, para que as pessoas não se sintam
constrangidas quando estiverem no HCor”.