Em relação a manifestação do Sincor-RJ sobre a plataforma Zim, no sentido de reparar a verdade, restabelecer a correção dos fatos, esclarecer eventuais dúvidas e principalmente em respeito a nossa categoria, a diretoria da Fenacor se manifesta e envia a todos os corretores de seguros a presente nota de esclarecimento.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
“Inovar não é só mudar de pensamento; é, principalmente, mudar de comportamento e de mentalidade”
No auge da permanente revolução digital e da “era da Inovação” é inaceitável e incompreensível que os ventríloquos do atraso ainda ambicionem deter os avanços tecnológicos que surgem diariamente em benefício da sociedade. Combater o futuro, recusar a modernidade resvala naquilo que se pode dizer: a insanidade. Ousar e propor o novo são desafios permanentes que exigem, de todos, coragem e determinação.
Premissas bolorentas, suspeições deliberadas e infundadas, construídas a partir da desinformação ou obscurantismo, não irão construir conclusões verdadeiras.
Críticas açodadas ou feitas sem fundamento verídico com base em factoides não se sustentam por muito tempo e não podem ser levadas a sério por pessoas consequentes e responsáveis.
O descrédito é ainda maior para quem usa esse artifício para fins exclusivamente políticos. É o que ocorre neste momento histórico para os corretores de seguros que, lamentavelmente, alguns tentam manchar com ilações não verdadeiras e com absurdos ataques feitos ao processo que resultou no desenvolvimento, pela FENACOR, da maior e melhor plataforma de soluções tecnológicas para a categoria.
As delirantes manifestações do presidente do Sincor-RJ, que intencionalmente embaralha – por motivações pessoais e políticas – a força construtiva dos moinhos com demônios imaginários encontra tradução na ignorância ou na má-fé.
Talvez, e provavelmente, essa estranha hostilidade do Sincor-RJ possa também ser explicada pelo fato de que se trata do único Sindicato não filiado à FENACOR e, consequentemente, seus associados, lamentavelmente, não poderão ter o uso pleno e a gratuidade da nova plataforma por dois anos.
Assim sendo, claramente se vê, então, que essa sua manifestação contrária ao Zim, na verdade se trata de já antecipar a desculpa. Nada mais é do que a clara tentativa de se justificar diante dos corretores de seguros do Rio de Janeiro.
A FENACOR tem legitimidade para defender a categoria por ela representada, e vem fazendo isso clara e decisivamente. Como exemplos recentes disso temos a inserção e a manutenção no SuperSimples e a guerra que estamos travando no combate às associações de proteção veicular.
Da mesma maneira o fez e continuará a fazê-lo, também, especial e notadamente, em relação a Youse, não só ingressando com ações na Justiça, mas, fazendo incursões administrativas, políticas e institucionais e contundentes campanhas contra a sua atuação ilegal e em desacordo as regras em vigor.
Somente denúncias junto à SUSEP foram cinco, além de mais uma denúncia formalizada na Comissão de Ética da CNSEG/Fenseg.
Como resultado prático dessa atuação da Fenacor, a Youse teve de retroceder e modificar substancialmente sua postura e atuação. Admitiu a importância e a necessidade do corretor, como interveniente nos contratos de seguros, e passou a aceitar a livre indicação, por parte do cliente, do corretor de seguros de sua preferência, tendo abortado produtos que não eram bons e alterado, radicalmente, seu plano enganoso de comunicação.
Além disso, a autarquia reguladora, devidamente lastreada em consistentes e sólidos fundamentos legais e jurídicos, recentemente indeferiu o pedido de registro da Youse como seguradora.
Como se vê, a Federação, no seu âmbito de atuação legal e institucional, não tem medido esforços no sentido de aprimorar a eficiência a produtividade e, em especial, a salvaguarda dos interesses individuais e coletivos da nossa categoria e do nosso segmento. Por isso, a Fenacor se sente obrigada a restabelecer, neste momento, a verdade dos fatos e a contestar, pontualmente, as ilações quixotescas do presidente do Sincor-RJ.
A Caixa seguradora é apenas um investidor na Wiz e detém somente 25% do seu capital.
A bem da verdade, a WIZ não possui qualquer relação acionária ou de gestão com a plataforma Youse.
A Wiz, empresa que desenvolveu o ZIM em parceria com a FENACOR, é completamente segregada e independente da Youse. Inclusive, tem visões bem distintas e antagônicas. Enquanto a Youse apostou na distribuição direta de seguros, tentando marginalizar o corretor de seguros, a Wiz sempre acreditou no papel fundamental do corretor de seguros neste processo. Isto fica evidente na plataforma ZIM. Ela é toda desenvolvida tendo o corretor de seguros como único protagonista. Aliás, foi essa uma das razões que levou a FENACOR a firmar um contrato com esta empresa visando desenvolver e disponibilizar para os corretores de seguros a melhor, mais adequada e moderna solução.
A WIZ não atua e não atuará como corretora de seguros no caso específico do ZIM.
Ao contrário dos devaneios conspiratórios, o ZIM é uma solução digital criada especialmente para aumentar a produtividade do corretor de seguros. É o resultado de esforço conjunto da FENACOR e da Wiz Soluções que, através de uma parceria transparente, abriu uma revolucionária porta para o futuro com objetivos claros e definidos, a saber:
• Criar uma plataforma tecnológica para inserir e manter o corretor de seguros na era digital;
• Aumentar a produtividade do corretor de seguros;
• Potencializar negócios do corretor de seguro, inclusive com a venda de novos produtos e/ou serviços.
De braços dados com os interesses da categoria, aliada com a irrecusável modernidade, a parceria abusou, sim, de inovação, pesquisa, ousadia, investimentos e espírito coletivo para propor uma solução atual que dispõe, no momento, das seguintes funcionalidades:
• Comunicação personalizada para uso do corretor
• Chat entre cliente e corretor
• Estatística com diversos indicadores para gestão do corretor
• Recebimento de pedido de cotação de seguro entre cliente e corretor
• Envio de proposta de seguro por meio do corretor
• Central de apoio, com canais de ajuda para tirar dúvidas do corretor (via chat e e-mail)
• Clube de benefícios para o corretor (e seu cliente) trocar pontos, conforme uso da solução
Como não poderia ser diferente, a ferramenta tecnológica desenvolvida para aqueles que mais entendem de seguro, está resguardada com garantias, proteção e, principalmente, segurança jurídica e tecnológica.
O ZIM é um porto moderno e seguríssimo. O compromisso público e inarredável do ZIM é o de manter o sigilo, a confidencialidade e a integridade das informações bem como da inviolabilidade da carteira de clientes do corretor, conforme detalhamento abaixo:
• A solução conta com certificados de segurança e investimento na melhor tecnologia disponível e adotando o mais alto nível de governança corporativa.
• O ZIM conta com seguro E&O que protege de qualquer “sinistro com a carteira de clientes” dentro da plataforma, com importância segurada de até R$ 5 milhões.
• Armazenamento de dados é feito através de ambiente Microsoft Azure, ambiente Salesforce.
O ZIM também oferece ao corretor de seguros o tempo que ele tanto necessita para exercer a sua atividade fim, a comercialização de seguros. Isso significa mais negócios, maior faturamento, melhor posicionamento no mercado.
Como indica estudo feito recentemente pela FENACOR, os profissionais de pequeno ou médio porte gastam dois terços do seu tempo (65%) na atividade meio e somente 35% são destinados à comercialização de seguros.
A nova solução oferecida pela FENACOR, e que se será gratuita por um bom tempo para os associados dos Sincors, inverte essa lógica, aprimora e qualifica o relacionamento com o cliente e pode mais que dobrar o tempo utilizado pelo corretor para vender seguros.
• Essa é uma parceria transparente e sustentada por um minucioso e detalhado contrato firmado com o respaldo de um importante escritório de advocacia.
Tal contrato, como todos do gênero, inclui termos de confidencialidade, ferramenta importante para proteger informações sigilosas de um projeto tão grande e importante como esse.
Ainda assim, em comum acordo com a WIZ, a FENACOR adianta alguns dispositivos contratuais que asseguram total proteção ao corretor de seguros:
A – O Contrato estabelece uma parceria cujo objeto é o desenvolvimento, implementação e operação, pela WIZ Soluções e pela FENACOR, EM CONJUNTO, de uma plataforma tecnológica destinada aos corretores de seguros, de modo que estes tenham a oportunidade de comercializar produtos de seguros e outros serviços para seus clientes em UM AMBIENTE DIGITAL.
B – A WIZ obrigatoriamente terá de respeitar a confidencialidade e a manutenção de sigilo e dos dados e informações fornecidos à Plataforma, inclusive a GARANTIA DE PRESERVAÇÃO DOS NEGÓCIOS E CARTEIRA DE CLIENTES DOS CORRETORES ADERENTES, garantindo, inclusive, a manutenção desse compromisso de confidencialidade e de não concorrência, se e quando o corretor vier a deixar de integrar a Plataforma, comprometendo-se a evitar que terceiros (inclusive outros Associados Usuários) tenham acesso a tais dados e informações e uso diverso do escopo do presente Contrato.
C – A WIZ também se compromete a garantir a inviolabilidade e integridade da carteira de clientes dos Associados Usuários e a PRESERVAR EM FAVOR DESTES A INTEGRALIDADE DA COMISSÃO A QUE FIZEREM JUS, proveniente do produto comercializado aos clientes dentro da plataforma.
D – A WIZ igualmente deverá manter registros de transações e aderências de usuários da Plataforma, de forma a permitir o acompanhamento e a auditoria dos negócios da Plataforma com o intuito de verificar o cumprimento das normas previstas neste Contrato.
Trata-se de uma relação extremamente exigente, muito bem estruturada e de um contrato elaborado com observância a preceitos éticos e técnicos, além de conter todos os cuidados necessários e que expressa a dimensão dessa parceria, que por sua vez foi detidamente e minuciosamente analisada e aprovada unanimemente pelo comitê tecnológico da FENACOR que tem um mandato para isso conferido por uma decisão também unânime de duas assembleias da federação.
Aqueles que sempre desconfiam e duvidam da eficácia de contratos como este e da seriedade das empresas e instituições envolvidas nesta parceria, certamente são os que ainda vivem presos, infelizmente, em um Brasil do “vale tudo”, provavelmente por ser esta a régua que eles utilizam para medir os outros.
• Pelo Contrato firmado, foram criados Comitês de supervisão e curadoria bem como estratégico e de desenvolvimento, com o propósito de efetuar os ajustes que se fizerem necessários além de aumentar a eficiência na utilização da Plataforma e definição de relatórios e indicadores utilizados para acompanhar os resultados e projeções de vendas dentro da Plataforma; e de auditoria, que irá definir as regras de gestão da carteira de clientes trazidos pelos corretores aderentes; e apurar eventuais denúncias realizadas pelos Associados Usuários, podendo a FENACOR solicitar informações, esclarecimentos e correções à WIZ nestas hipóteses.
• O ZIM é uma plataforma pela qual clientes ou potenciais clientes em busca de serviços de seguridade, financeiros e outros, sejam pessoas físicas ou jurídicas, podem solicitar, sempre através do corretor de seguros, propostas de produtos de seguros, serviços financeiros entre outros, frisamos, sempre vinculados a seus corretores cadastrados.
• Além de tudo repetimos: a adesão ao Zim é facultativa, como em qualquer outra ferramenta tecnológica. E o corretor tem a opção de sair a qualquer momento. Por meio do próprio aplicativo, todos os dados dos clientes e suas apólices são automaticamente apagados, não sendo mais possível recuperar – inclusive o histórico de interação que desenvolver no Zim.
• Somente pessoas físicas ou jurídicas habilitadas a exercerem a atividade de corretagem poderão se cadastrar na Plataforma como Corretores. O Corretor será o único (com total segurança) que terá acesso ao seu login e senha usados para acessar a Plataforma.
• A FENACOR decidiu, sim, adotar uma ação é uma atitude corajosa e não ficar só assistindo o debate tão intenso e ameaçador para a categoria, qual seja o ingresso da tecnologia de ponta, que todos estão falando irá reduzir os espaços para os corretores de seguros. Até porque, sabemos, ninguém ou nenhuma instituição teria isoladamente capacidade financeira para bancar um projeto tão dispendioso e construir solução com essa robustez.
• É importante salientar que a FENACOR buscou um parceiro com grande capacidade e musculatura financeira, com know how estratégico e conhecimento operacional, para que essa parceria seja duradoura, perene e de longo prazo.
Por fim, lembremos do insubstituível ensinamento de Miguel de Cervantes, autor da ficção “Dom Quixote de La Mancha”, referida acima, para lamentar os despropósitos das vozes do atraso:
“Três coisas em demasia e três coisas em falta são perniciosas aos homens: falar muito e saber pouco; gastar muito e possuir pouco; estimar-se muito e não valer quase nada.”