“Em negociações no mundo virtual, o segurado teme não receber o que foi contratado, portanto, a relação de confiança dele continua sendo com o corretor de seguros”. A afirmação foi feita pelo presidente da Escola Nacional de Seguros, Robert Bittar, na tarde da última sexta-feira, 8 de junho, durante sua palestra no Congresso dos Produtores e Consultores de Seguros da Argentina.
Organizado pela Associação Argentina de Produtores e Consultores de Seguros (AAPAS, na sigla em espanhol), o evento aconteceu nos dias 7 e 8 de junho, em Mendoza, na Argentina. Bittar falou sobre o tema “Canais de Distribuição – Meios Remotos”, baseado em pesquisa desenvolvida pela Escola.
O estudo identificou que o corretor de seguros não deve temer o avanço da tecnologia, mas usá-lo como aliado para potencializar seus negócios. “Ficou constatado que o consumidor tem resistência em comprar seguros por meios remotos. A Internet se tornou um importante canal de informação, mas a concretização da contratação do seguro ainda depende do corretor”, declarou Bittar.
Ao longo de sua explanação, o presidente da Escola também fez comparativos da realidade brasileira com a de países como Argentina, Chile, México, Estados Unidos e Inglaterra. Segundo ele, tanto no Brasil quanto na Argentina há um grande volume de pesquisas na internet sobre termos relacionados a seguros, porém, o volume de vendas gerado no ambiente on-line é baixo.
Para Bittar, dois fatores contribuem para esse cenário: o desconhecimento da população sobre a compra dos seguros on-line e a falta de confiança neste canal. “O segurado tem receio de adquirir um serviço falso ou diferente do anunciado na Internet”, finalizou.