RIO - A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) prorrogou a Consulta Pública nº 69, que trata do processo de atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Com a medida, as sugestões terão mais 30 dias para serem enviadas por meio de preenchimento de formulário online no portal da ANS até o próximo dia 17.
LEIA TAMBÉM: Operadoras vendem alternativas a plano de saúde com foco em pequenas empresas
Decisão que impede cancelamento de plano de saúde coletivo abre precedente
Perguntas e respostas: entenda as regras das alternativas a planos de saúde
O objetivo da consulta pública é custear a criação de resolução normativa para regulamentar o processo administrativo da atualização da listagem mínima de cobertura obrigatória dos planos de saúde. O assunto vem sendo discutido pela agência desde outubro, no âmbito de um grupo de trabalho que envolveu todas as diretorias da ANS.
O Rol é a lista mínima de procedimentos que os planos de saúde são obrigados a cobrir para assegurar a prevenção, diagnóstico, tratamento, recuperação e reabilitação de todas as enfermidades que compõem a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Respeitar o Rol é obrigatório para todos os planos de saúde contratados a partir da entrada em vigor da Lei nº 9.656/98, os chamados planos novos, ou aqueles que foram adaptados à lei. Desde 2010, a lista é atualizada a cada dois anos para garantir o acesso ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento das doenças através de técnicas que possibilitem o melhor resultado em saúde, sempre obedecendo a critérios científicos comprovados de segurança, eficiência e efetividade.