Cada vez mais as pessoas procuram, seja para bem-estar ou por questões médicas, praticar exercícios físicos e seguir uma alimentação saudável. É comum, em meio a essa busca, se deparar com aquelas que ligam a dieta à uma sem graça e sem gosto, não explorando as muitas alternativas que deixam os alimentos, além de mais saudáveis, mais saborosos - os temperos naturais, por exemplo, mesclam as peculiaridades de sabor aos benefícios nutritivos.
A doutora Marcia Simões, da Eden Clinic, em Curitiba, recomenda, nessa gama de alternativas, o açafrão - com seu sabor amargo e marcante, aroma distinto e cor vibrante da família do gengibre, é usado principalmente na forma de pó.
O açafrão previne o comprometimento cognitivo relacionado a pré- diabetes, e a demência, também ajuda a prevenir Alzheimer, melhorando a memória com suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Auxilia, também, na redução de acnes, melhorando a saúde da pele. Rico em carotenoides, auxilia na saúde dos olhos, atua como antidepressivo e possuí propriedade anticancerosas.
Essa especiaria – encontrada em lojas de produtos naturais - pode ser usada como tempero (o toque especial) no preparo do arroz, da carne vermelha e frango, dos ensopados, molhos, risotos, cuscuz e, até mesmo, da mandioca, vegetais e legumes assados. Usado também em chás e sucos verdes, o alçafrão traz à sua dieta, novas cores e sabores.