Reação positiva do setor em
2020 deve-se a capacidade do corretor de encontrar soluções,
segundo Jayme Torres, diretor da associação
RIO DE
JANEIRO - Após um ano que o corretor se mostrou
resiliente, principalmente por sua capacidade de encontrar
soluções, 2021 vem com um novo desafio: o equilíbrio nas relações
interpessoais já que a tecnologia tomou as rédeas em 2020. Para a
Associação Estadual dos Corretores de Seguros (AECOR-RJ), o maior
deles é o realinhamento dos interesses comuns dos associados, como
também de todo setor.
De acordo com Jayme Torres, diretor
da AECOR-RJ, as práticas adotadas pela categoria em 2020 vão
permanecer em 2021. “Esse nosso inimigo invisível mudou
literalmente todo o mundo e, de certa forma, nosso mercado foi
privilegiado pela tecnologia. Podemos estar frente a frente com
segurados, seguradoras, prestadores, estando cada um em sua casa.
No entanto, por mais que a tecnologia tenha nos aproximado, o olho
no olho faz diferença. É preciso retornar com a sinergia entre
corretores e seguradoras”, pontua.
Para Torres, a capacidade dos
corretores e corretoras em reagir positivamente e rapidamente aos
ajustes necessários à atividade comercial durante a pandemia foi
devido a principal missão do corretor que é encontrar solução para
o problema dos segurados, tanto indicando as alternativas adequadas
para proteção do patrimônio quanto na orientação, acompanhamento e
consultoria na hora do sinistro.
“A pandemia do coronavírus
antecipou algumas tendências e muitas ações que seriam tomadas no
futuro pelas seguradoras e pelo próprio órgão regulador, como a
incorporação da tecnologia. Agora os processos são quase todos
digitais”, comenta.
Para 2021, a principal meta da
AECOR-RJ é poder unir os corretores de seguros do Rio de Janeiro em
uma entidade representativa, que vise somente os interesses
coletivos, como disponibilizar diversos serviços de apoio e
orientação ao corretor, firmar parcerias para obter melhores
condições para aquisição de equipamentos, programas de gestão dos
corretores e contratação de planos de saúde. A AECOR-RJ, no ano
passado, conseguiu, por meio da Assim Saúde, um plano com custo
super acessível para as corretoras e seus funcionários.
“Nosso maior desafio é administrar
positivamente o tempo dedicado a categoria para colocar em prática
nossos projetos. Somos um grupo de corretores que vivemos
exclusivamente do nosso negócio, não somos dirigentes profissionais
que buscam em entidades benefícios e privilégios pessoais. E, por
isso, precisamos conciliar o nosso tempo entre os negócios e a
categoria”, explica.