Pelo nono mês consecutivo a SulAmérica foi a operadora de plano
de saúde com maior índice de reclamações de clientes entre as
empresas de grande porte, segundo o ranking mensal da Agência
Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Entre as empresas de médio
porte, a campeã de queixas em junho foi, pela segunda vez seguida,
a Unimed Salvador.
No site da ANS, no link “Índice de Reclamações”, é possível
observar o número de reclamações das operadoras nos últimos seis
meses e o índice de reclamação nos últimos 24 meses.
O índice apresenta o número médio de reclamações para cada 10 mil
clientes nos seis meses anteriores. Para isso, o número de
reclamações dos últimos seis meses é dividido pelo número de
beneficiários do mesmo período, e o resultado é multiplicado por 10
mil.
Assim, lideram o ranking as operadoras que têm a maior
frequência de reclamações, evitando-se que as empresas com mais
clientes fiquem sempre nas primeiras posições do ranking apenas
pelo maior número de beneficiários, ou que as empresas com menos
clientes fiquem sempre nos últimos lugares.
Veja a seguir o ranking da ANS das 20 operadoras de grande e
médio portes mais reclamadas de junho, data do último ranking:
Operadoras de grande porte