Segunda edição do Conexão Criativa
reforça estratégia de transformação digital da companhia com foco
em pessoas
Aos 125 anos, a SulAmérica segue mantendo sua essência inovadora
por meio de uma forte estratégia de transformação digital, que não
apenas prevê investimentos em tecnologia como também a evolução da
cultura organizacional. Em 2021, mesmo em trabalho 100% remoto, a
SulAmérica decidiu promover diversas iniciativas para engajar os 4
mil colaboradores da empresa no propósito de inovação, além de
atrair talentos digitais, adotar novas metodologias de trabalho e
quebrar paradigmas corporativos. Nesse contexto, a SulAmérica
iniciou em abril a segunda edição do Conexão Criativa, programa que
reúne capacitação, mentoria e aceleração de ideias de
colaboradores.
A proposta central do Conexão Criativa é incentivar times
multidisciplinares a pensar em soluções disruptivas. O melhor
projeto ganha a oportunidade de sair do papel, com suporte técnico
e financeiro da empresa, além de premiação à equipe vencedora. Na
última edição, o prêmio foi uma viagem para o Vale do Silício, nos
Estados Unidos. Desta vez, os vencedores participarão de uma viagem
que combinará turismo e voluntariado. Em 2021, os novos produtos e
serviços apresentados ao júri devem ter como inspiração o conceito
de Saúde Integral, que representa o equilíbrio entre saúde física,
emocional e financeira e é defendido pela SulAmérica.
Mas não é só do pitch que vive o programa, que conta com uma
programação robusta de oficinas e painéis que dão ao colaborador
referências para pensar fora da caixa. No dia 22 de abril, por
exemplo, o mesatenista paraolímpico Guilherme Costa comandou o
painel “Procurando as soluções do Nemo: criatividade sob uma nova
ótica”, no qual tratou sobre como sua experiência pessoal despertou
nele a criatividade. “Todos podem ser criativos. Essa é uma
habilidade, não um dom. Tem gente que tem mais facilidade, mas a
gente pode trabalhar isso, e a minha dica é trabalhar isso todos os
dias”, disse.
Já em 29 de abril, Vinicius Gholmie, fundador da iSPORTiSTiCS,
liderou o painel “Human + Machine: Inteligência Artificial e Saúde
Física”. A SulAmérica vem investindo em data analytics há pelo
menos seis anos e Gholmie definiu os dados como o “novo petróleo”
da nossa geração. Outro destaque desse dia foi o workshop “Como
ambientes de inovação podem ser mais plurais”, da “startupeira”
Isadora Azzalin. “Trabalhando com diferentes, prosperamos como
inovadores”, refletiu.
Para tornar esta edição ainda mais especial, além de acesso aos
webinars de ideação e modelagem e às trilhas complementares, os
participantes podem contar com mentorias coletivas e individuais.
“A SulAmérica começou sua jornada de transformação com o que
chamamos de ‘Garagem de Inovação’ e depois passamos a expandir a
cultura digital pela companhia de forma acelerada. Hoje,
trabalhamos intensamente com times multidisciplinares e métodos
ágeis, que utilizam Lean, Design Thinking entre outras metodologias
modernas para construir as soluções mais assertivas e inovadoras
para melhorar a vida das pessoas e levar a elas nossa visão de
Saúde Integral”, afirma Patrícia Coimbra, vice-presidente de
Capital Humano, Administrativo, Sustentabilidade e Marketing.