Companhia alcançou resultados
robustos no período e registrou crescimento em todas as verticais
de atuação. Resultado financeiro chegou a R$ 193,7 milhões
SÃO PAULO – A Porto Seguro alcançou
resultados robustos no primeiro trimestre de 2021, apresentando
crescimento de negócios em todas as verticais (Seguros, Negócios
Financeiros, Saúde e Serviços), além de sólido resultado
operacional e financeiro, levando a um aumento de 49,0% no lucro
líquido recorrente¹. “Evoluímos em frentes que contribuem para
alcançar os objetivos estratégicos de alavancar o crescimento da
base de clientes, melhorar a experiência do consumidor e promover o
aumento de eficiência operacional”, diz Roberto Santos, presidente
da Porto Seguro e diretor de Relação com Investidores.
A empresa encerrou o período atingindo R$ 296,6 milhões de lucro
líquido, resultando em um ROAE de 14,7% a.a. (4,0 p.p. vs. 1T20). O
resultado financeiro chegou a R$ 193,7 milhões no trimestre, com um
retorno sobre as aplicações financeiras de 2,36% (equivalente a
488% do CDI do período). Esse resultado é decorrente principalmente
das alocações em títulos indexados à inflação, em ativos de renda
variável e em fundos multimercado.
No consolidado de todos os negócios de Seguros, o índice combinado
atingiu 92,3%, melhorando 1,8 p.p. no trimestre frente ao mesmo
período de 2020, principalmente devido ao aperfeiçoamento na
precificação e subscrição de riscos, e redução na sinistralidade
decorrente do isolamento social, contribuindo para menores
frequências de sinistros, especialmente no seguro Auto. O índice de
despesas administrativas e operacionais, desconsiderando despesas e
incentivos a programas sociais para combater os impactos da
pandemia na sociedade, melhorou 0,3 p.p. (vs. 1T20), alcançando o
melhor nível para um primeiro trimestre na série histórica dos
últimos 10 anos em razão dos investimentos em tecnologia e
aperfeiçoamento de processos para aumentar a eficiência
operacional.
Na vertical Seguros, os prêmios cresceram 6,6% (vs. 1T20),
alavancados principalmente pelo aumento dos prêmios dos seguros
Auto e Patrimoniais. A carteira de seguro Auto obteve expansão de
6,7% nos prêmios emitidos e um incremento de 124 mil veículos em
relação ao 1T20. Os prêmios dos seguros Patrimoniais avançaram 8,5%
e os prêmios do seguro de Vida cresceram 2,6%, com destaque para o
desempenho do Vida Individual.
A vertical Saúde apresentou expansão de 5,1% nos prêmios e
receitas. Os prêmios do seguro Saúde Empresarial evoluíram 4,7%,
com crescimento de 34,3% no número de empresas seguradas em
comparação ao primeiro trimestre de 2020. O Seguro Odontológico
alcançou 651 mil vidas seguradas, uma expansão de 7,6% em relação
ao mesmo período do ano anterior.
Na vertical Negócios Financeiros, a carteira de crédito atingiu R$
10,4 bilhões, crescimento de 29,0% em relação ao 1T20, e obteve um
aumento de 16,2% nas receitas recorrentes, com crescimento de duplo
dígito nos principais negócios – destaque para a expansão de 39,1%
na carteira de Financiamento e para o crescimento de 29,7% nas
receitas do Consórcio. O gerenciamento eficaz da carteira de
crédito e as ações para mitigação de risco contribuíram para a
redução da inadimplência (NPL +90 dias), que atingiu 4,0%,
apresentando melhora tanto em relação ao 4T20 (-0,4 p.p.) quanto ao
1T20 (-0,8 p.p.) e ficando abaixo da média mesmo quando comparado
com períodos anteriores à pandemia.
Na vertical Serviços, as receitas recorrentes² cresceram 21,9%, com
destaque para o Carro Fácil, que alavancou 25,2% e alcançou 7,4 mil
contratos ativos (+17,5% vs. 1T20), e também para a expansão de
53,9% nas receitas da Porto.Pet (nome da nova marca em substituição
à Health for Pet). A vertical Serviços conta também com outros
produtos sinérgicos aos negócios da Porto Seguro com alto potencial
de expansão, tais como o Porto Cuida, Porto Faz e o Reppara!.
No campo da inovação, no primeiro trimestre de 2021 houve o
lançamento de importantes iniciativas para os objetivos
estratégicos da Porto Seguro, como o “Bllu”, primeiro seguro de
automóvel por assinatura, que traz a proposta de um produto de
fácil contratação, com benefícios e coberturas essenciais e
potencial de alavancar o crescimento da carteira de clientes da
empresa e contribuir com o aumento da inclusão securitária. Outra
novidade foi o lançamento do “Tech Fácil”, serviço de assinatura
para smartphones da Porto Seguro. Houve também troca da marca
Health for Pet por Porto.Pet, e o anúncio do acordo com a Petlove,
em que a Porto Seguro irá transferir a operação de seguros de pets
para a Petlove e passará a deter 13,5% de participação acionária na
empresa (a operação ainda precisa ser homologada pelo CADE). Além
disso, a companhia segue avançando no crescimento dos atendimentos
via WhatsApp, com 1/3 do total de assistências já passando por esse
canal que, além de melhorar a experiência do cliente, contribui
para ganhos de eficiência operacional.
Na frente ASG, neste trimestre se destacam algumas iniciativas que
já fazem parte da história da Porto Seguro há anos, tais como a
Associação Crescer Sempre, o Programa Jovem Aprendiz do Instituto
Porto Seguro e o Programa de Voluntariado, e são apresentadas
algumas novas iniciativas: no campo social, além do encerramento do
Programa Meu Porto Seguro, que impactou positivamente a vida de
mais de 20 mil pessoas, foi lançado também o Projeto Quentinhas,
que ajuda a sociedade no entorno da empresa neste momento difícil;
no campo ambiental, a Porto Seguro passou a fazer parte do Índice
Carbono Eficiente (ICO2) da B3 e iniciou o processo de inventário
dos Gases de Efeito Estufa; já em relação à governança, a Porto
Seguro foi homologada pela “Women On Board” por ter duas mulheres
em seu Conselho de Administração.
Principais destaques (1T21 em comparação com 1T20):
Receita Total ³: R$ 4.847 milhões (+6,8%)
Receita Seguros: R$ 3.392 milhões (+6,6%)
Receita Negócios Financeiros: R$ 774 milhões (+7,8%)
Receita Saúde: R$ 524 milhões (+5,1%)
Receita Serviços: R$ 156 milhões (+11%)
Índice Combinado (seguros): 92,3% (-1,8 p.p.)
Resultado Operacional: R$ 369,4 milhões (-12,3% p.p.)
Resultado Financeiro: R$ 193,7 milhões
Lucro Líquido Total³: R$ 296,6 milhões (+49%)
1. Excluindo o resultado da venda da carteira de Alarmes
Monitorados Residenciais no 1T20, sem Business Combination;
2. Desconsidera a receita da carteira de monitoramento residencial,
vendida no 1T20
3. Resultado recorrente (excluindo a receita e o resultado da venda
da carteira de Alarmes Monitorados Residenciais no 1T20) sem
Business Combination