A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou, no
início deste mês, uma pesquisa de satisfação com clientes de
operadoras de planos de saúde de médio e grande porte. Toda a
pesquisa foi desenvolvida pela própria ANS, mas a coleta dos dados
com os beneficiários foi feita pelas próprias operadoras. Das 419
operadoras que poderiam participar da pesquisa, apenas 120 a
concluíram, e 161 se recusaram a participar.
Destas, 72%, ou 86, foram bem avaliadas por seus clientes, que se
declararam satisfeitos ou muito satisfeitos com os serviços; três
delas tiveram clientes que se consideraram “indiferentes” à
qualidade do serviço; e outras 31 tiveram sua pesquisa invalidada
em auditoria da ANS, que verificou a confiabilidade dos resultados.
Nenhum plano teve clientes que se considerassem insatisfeitos ou
muito insatisfeitos.
Considerando o total de resultados válidos, foram entrevistados
67.322 beneficiários de todo o Brasil das 89 operadoras aprovadas
na pesquisa. Apenas três delas tiveram avaliação final
“indiferente”: Seisa Serviços Integrados de Saúde LTDA.; Unimed Rio
Branco Cooperativa de Trabalho Médico LTDA.; e Unimed das Estâncias
Paulistas Operadora de Planos de Saúde Sociedade Cooperativa. Nas
pesquisas válidas, foram representados aproximadamente 17 milhões
de beneficiários, o que corresponde a 25% do setor de saúde
suplementar.
Os entrevistados tiveram que avaliar o custo-benefício do seu
plano, as opções da rede de atendimento, a qualidade dos serviços
prestados, os prazos para autorização de procedimentos e os canais
de atendimento.
A qualidade dos serviços prestados pelos hospitais, consultórios e
clínicas credenciadas pelo plano de saúde foi o atributo com
avaliação mais positiva pelos beneficiários das operadoras
analisadas. O cumprimento de prazos para autorização de
procedimentos foi o item com pior avaliação, com alta proporção de
entrevistados considerando-se insatisfeitos ou muito insatisfeitos
com ele.
Foram avaliados diversos tipos de planos de saúde – odontológicos,
coletivos por adesão, individuais, autogestão, empresariais,
cooperativas médicas e odontológicas etc. Os resultados mostram que
para 65,45% dos entrevistados das pesquisas válidas os serviços
oferecidos pelo seu plano de saúde superaram as expectativas. E
84,9% dos entrevistados recomendaria seu plano de saúde.
Veja na tabela que começa na página seguinte quais foram os planos
de saúde médicos e odontológicos que têm clientes satisfeitos ou
muito satisfeitos, de acordo com a pesquisa da ANS. Os nomes dos
planos de saúde estão em ordem alfabética.