Objetivo foi mostrar para agências
reguladoras de Portugal, México, Peru e Cabo Verde que a regulação
de produtos no Brasil segue rígidas normas de
controle
Com o objetivo de divulgar a
iniciativa Projeto Imagem Sanitária, a Anvisa reuniu nesta última
terça-feira (24/06) em Brasília representantes do setor regulado e
de agências reguladoras de Portugal, México, Peru e Cabo Verde,
além da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos). O objetivo da iniciativa é mostrar ao mercado
internacional que produtos regulados seguem rígidas normas de
controle.
O Projeto Imagem Sanitária é uma
parceria da Apex com a Abimo (Associação Brasileira da Indústria de
Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de
Laboratórios), e com a Abiquif (Associação Brasileira da Indústria
Farmacoquímica e de Insumos Farmacêuticos).
A reunião foi aberta pelo
Diretor-presidente em exercício da Anvisa, Jaime Oliveira, que
salientou a importância da realização de ações conjuntas que
estimulem a adoção de práticas reguladoras eficazes. “Um produto
seguro é um produto competitivo em qualquer mercado”,
destacou.
A chefe da Assessoria de Relações
Internacionais da Anvisa, Ana Paula Jucá, e o Gerente Geral da área
de produtos para a saúde da Anvisa, Joselito Pedrosa, fizeram uma
apresentação sobre as principais ações da Agência, salientando que
a instituição regula um mercado que movimenta cerca de R$ 100
bilhões no mundo e representa 30% do PIB brasileiro.
Na área de serviços para a saúde,
a Agência destacou que promove ações regulatórias em um ambiente
com 182,8 mil serviços ambulatoriais, 8,5 mil hospitais e 21,4 mil
outros tipos de estabelecimentos de saúde.