Em um  mercado que, de acordo com a FenaSaúde, apenas em 2017, movimentou mais  de R$ 150 bilhões em despesas assistenciais, a tecnologia vem se  mostrando uma solução bastante eficiente na coleta de dados e  comportamentos. Ela sozinha, entretanto, não produz mudanças efetivas.  Gerir tais informações parece ser o ponto crucial para avançar na  solução de um cenário em desequilíbrio. 
Com esse  objetivo, empresas têm procurado um apoio mais estratégico de seus  corretores, que contam com soluções como a da Saúde Concierge, que atua  com os corretores na definição de metas e ações para cada carteira. O  processo de gestão da empresa é capaz de identificar, prevenir e  até evitar riscos que, identificados junto aos corretores, poderiam  gerar custos ou mau uso dos recursos das operadoras. A startup já  mostrou em seus resultados que é possível diminuir em até 30% os  sinistros com as vidas que atende. 
A gestão independente de saúde aliada à tecnologia também resulta em:
Atendimento personalizado prevê riscos
Sim, é  possível detectar sinais que indiquem um sinistro. Assim como um espirro  ou dor no corpo podem indicar gripe, profissionais multidisciplinares  de saúde são capazes de identificar sintomas a partir da atuação  estreita com os beneficiários. Por meio dessa equipe de acompanhamento, a  Saúde Concierge obtém um panorama da condição de saúde dos indivíduos,  reportando ao corretor o índice de atenção da carteira e sugerindo ações  de prevenção.
Tecnologia para integrar dados clínicos
Um banco de  dados muito bem apurado traz informações integradas sobre o  beneficiário. Itens como exames realizados recentemente, principais  sinais vitais de pressão, entre outros, estão disponíveis no sistema da  empresa e no aplicativo de uso do beneficiário, que pode ser  compartilhado com médicos que o atendam e mesmo com a família, em casos  de alerta.
Essa  tecnologia entrega aos médicos e à Saúde Concierge uma visão macro da  situação de saúde do paciente e pode evitar o que aconteceu nos anos de  2016 e 2017: crescimento de 12% nos pedidos e realizações de exames  complementares, sendo parte deles evitáveis.
Profissionais  que obtém uma visão geral da saúde dos beneficiários e seus gastos têm  mais poder para a tomada de decisões junto às empresas.
Análise de dados e Inteligência Artificial sugerem diagnósticos
É possível  saber qual será o melhor tratamento para cada indivíduo sem que ele vá  ao médico? Sim. Neste caso, todas as informações colhidas pelos  profissionais de saúde tornam o sistema de inteligência artificial e de  big data capaz de estabelecer relações e fazer cruzamentos. Assim, além  de ser possível identificar quando haverá um novo risco, existe a  possibilidade de replicar um tratamento efetivo para casos semelhantes.
 A  Inteligência Artificial também é capaz de antever situações clínicas e  alertar os corretores sobre as fragilidades de determinada carteira. 
Atenção além da doença
Não é  preciso uma situação de fragilidade para acompanhar e cuidar de um  indivíduo. Acompanhar quem está saudável hoje, incentivando bons hábitos  e investigando históricos clínicos, garante menores níveis de sinistro  ao longo dos anos. Este mecanismo já vem sendo utilizado especialmente  para carteiras de planos de vida.
De acordo  com o estudo realizado em 2017 pela consultoria Mercer Marsh Benefícios,  com 690 empresas no Brasil, 38% delas pretendem aumentar seus  investimentos em saúde e qualidade de vida para os beneficiários de  planos corporativos.
 Acompanhamento diferenciado ao paciente crônico
A carteira  que apresenta alto índice de doenças crônicas requer uma administração  mais próxima e proativa. Isso porque as doenças crônicas são  responsáveis por 86% dos gastos com saúde e mais da metade da população  brasileira acima de 60 anos apresenta pelo menos uma doença crônica,  segundo dados do Ministério da Saúde divulgados em outubro de 2018.
O  acompanhamento ativo, não só direcionado a medicamentos, mas também  envolvendo qualidade de vida e comportamento do indivíduo fora de  crises, é fundamental para garantir bem estar e menores riscos. 
Com  informações precisas, o corretor torna-se aliado da segurada no  gerenciamento de seus custos, podendo também encontrar benefícios para  as carteiras que atende e reforçando seu papel de agente facilitador e  especializado na aquisição de apólices.