1. Veja como o cliente reage
Não existe nenhuma
destas dicas de vendas que não seja
importante, mas se você desconsiderar esta e não prestar atenção na
reação do seu cliente, não conseguirá vender nada a ele.
Cada pessoa esboça uma reação
natural quando está comprando algo. Por exemplo, algumas não gostam
daquele vendedor “chiclete” e preferem ver o produto com mais
privacidade. Desta forma, ao notar que ela está incomodada com sua
presença, diga que pode ficar à vontade e qualquer coisa pode te
chamar. Deixe seu nome ou cartão e fique a observando somente de
longe.
Quando você não presta atenção
neste tipo de reação, você simplesmente espanta o cliente.
2. Jamais interrompa o seu
cliente
Nada pior do que o cliente estar
explicando o que quer e você querer dar um de vendedor que sabe
tudo, interrompê-lo e dizer que tem o produto ideal. Mesmo que
realmente esteja certo,ninguém gosta de ser interrompido, ou seja,
você perdeu um cliente.
Bons vendedores sabem escutar e o
bom ouvinte sempre sai na frente.
3. Conheça o produto ou serviço
que vende
Já passou por uma situação de
perguntar algo sobre um produto ou serviço que queria comprar e o
vendedor não saber te responder sobre aquilo ou, pior ainda,
começar a enrolar e criar um situação ainda mais desagradável? Pois
é, com certeza você não comprou com aquele vendedor, não é
mesmo?
Se a função do vendedor é passar
confiança, ele deve saber sobre os produtos e serviços que vende.
Lógico que é normal que não saiba sobre alguma coisa que é menos
vendida, mas para isso existe sempre a postura profissional de
pedir ao cliente um momento e perguntar a quem saiba, sem
demonstrar insegurança.
Aproveite sempre as horas vagas ou
de pouco movimento na empresa para estudar melhor o seu produto ao
invés de ficar batendo papo no Facebook.