No mês em que é comemorado o Dia Mundial do Idoso, a SulAmérica, maior seguradora independente do País, destaca o programa Idoso Bem Cuidado, iniciativa inovadora que promove o cuidado integral de idosos por meio da coordenação de uma equipe multidisciplinar. Mais de 10 mil segurados já foram acompanhados desde o lançamento da iniciativa, em janeiro de 2017.
O Idoso Bem Cuidado é um projeto desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para fomentar um modelo integral e coordenado de atenção aos idosos. Implementado pela SulAmérica como parte do programa Saúde Ativa, a iniciativa oferece a segurados acima de 65 anos o suporte necessário e direcionado para que vivam mais e melhor.
Na prática, isso significa uma gestão integrada de saúde na qual o beneficiário está no centro de uma rede de cuidado formada por uma equipe de saúde multidisciplinar. Médicos generalistas têm o papel de gestores do cuidado dos seus pacientes e os acompanham na cadeia de saúde, sempre que necessário direcionando a especialistas, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos.
A iniciativa implementada pela SulAmérica está alinhada ao aumento de expectativa de vida da população. Segundo o Ministério da Saúde, os idosos representam 14,3% dos brasileiros (29,3 milhões de pessoas) e, em 2030, devem superar a parcela de crianças e adolescentes até 14 anos.
Cuidado coordenado e integral
Manter a longevidade ativa da população passa por cuidar da saúde integralmente em todas as fases da vida e com atenção especial quando a idade avança. O cuidado contínuo e articulado permite ações de educação, promoção da saúde, prevenção de doenças evitáveis, cuidado precoce e reabilitação de agravos. Assim, a população idosa pode continuar atuante na sociedade, com mais qualidade de vida e independência.
"Na SulAmérica, focamos na excelência do atendimento e na promoção da melhor experiência para os clientes. No caso do idoso, nós o olhamos de forma personalizada e integral, visando a manutenção de sua autonomia e qualidade de vida", avalia o vice-presidente de Saúde e Odonto da companhia, Maurício Lopes. "Essa iniciativa de cuidado coordenado traz maturidade para o trabalho de integração dos agentes da cadeia de saúde para o idoso na companhia", completa.
Além disso, o usuário tem um consultor de saúde à sua disposição 24 horas por dia, auxiliando-o em situações de dúvidas, intercorrências e urgências, além de receber apoio em caso de internação hospitalar e acompanhamento de enfermeiros para garantir a rotina de exames e orientações para uma vida saudável. Outro diferencial é que seu histórico de saúde é unificado e compartilhado eletronicamente entre os profissionais que o acompanham, evitando desperdícios no sistema de saúde e garantindo uma atenção longitudinal ao segurado.
"Dos idosos participantes do programa, 83% informaram estar satisfeitos nesse primeiro ano da iniciativa", ressalta a diretora Técnica Médica e de Relacionamento com Prestadores da SulAmérica, Tereza Veloso. "Além disso, registramos uma menor frequência de idas ao pronto-socorro (21%) da população acompanhada no programa em relação a outros segurados da mesma faixa etária. Em virtude do cuidado preventivo com a saúde, as internações dos participantes têm também menor duração (20%) e custo (32%)", completa.
A iniciativa não tem custos adicionais para os segurados e está disponível em São Paulo, ABC Paulista, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, com previsão de expansão para Brasília e São José dos Campos ainda em 2018. Para participar, basta enviar um e-mail para [email protected] e registrar o interesse.
Sobre a SulAmérica
A SulAmérica é a maior seguradora independente do Brasil, com uma rede de distribuição de mais de 30 mil corretores independentes. Fundada em 1895, a companhia possui cerca de 5,3 mil funcionários e atua em várias linhas de seguros, como saúde e odontológico, automóveis e outros ramos elementares, vida, além de outros segmentos, como previdência privada, investimentos e capitalização. A SulAmérica tem mais de 7 milhões de clientes, de pessoas físicas a grandes empresas, em todo o país. Em 2017, a companhia registrou receitas totais de R$18,2 bilhões. Para mais informações, acesse:www.sulamerica.com.br