Atenção primária, coordenação do cuidado e diálogo serão intensificados
São Paulo, SP (31 de outubro de 2018) - Cuidado certo para você viver o seu melhor. É com essa proposta que a Amil, uma das maiores operadoras de saúde do Brasil, apresenta um novo posicionamento de mercado, no ano em que completa 40 anos. A partir de 5 de novembro, quem acessar o site da empresa ou vir suas propagandas nos jornais, nas TVs e nas ruas do Brasil vai perceber uma notável diferença, que vai muito além da marca.
A nova logo reflete a postura de simplicidade e proximidade. E a identidade visual traz elementos gráficos que envolvem as pessoas, colocando os clientes no centro de tudo. Esse posicionamento de marca nasce da combinação entre as novas demandas dos clientes e a visão de futuro para o sistema de saúde. A atenção primária, a coordenação do cuidado e o diálogo formam o tripé promovido pela nova Amil.
O movimento consolida uma série de esforços que vêm sendo feitos nos últimos dois anos. A Amil foi a primeira operadora de saúde a introduzir, em larga escala, um modelo baseado em atenção primária e coordenação do cuidado no Brasil. Hoje, 89% dos beneficiários atendidos por médicos de família em suas unidades têm seus problemas de saúde solucionados sem necessidade de encaminhamento para especialistas. O conceito é mais eficiente e reduziu em 30% a hospitalização desses pacientes. A falta de coordenação do cuidado, hoje, é um dos principais motivos de desperdício na saúde suplementar.
As clínicas que atendem nesse modelo passam a se chamar Amil Espaço Saúde. São 34 endereços em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná e Pernambuco, alcançando 220 mil beneficiários. As próximas inaugurações serão em Ipanema (RJ) e São Bernardo do Campo (SP), até o fim deste ano. As unidades contam com médicos de família, enfermeiros e agentes de saúde, além de fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. Também oferecem programas de prevenção e de promoção da saúde, como combate ao tabagismo, planejamento familiar e emagrecimento.
“Queremos ajudar nosso cliente a ser cada vez mais saudável, ampliando o acesso ao médico de família e reforçando a oferta de coordenação do cuidado”, diz Claudio Lottenberg, presidente do UnitedHealth Group Brasil, grupo controlador da Amil. “O conceito do cuidado certo evita procedimentos desnecessários e ajuda o sistema de saúde a funcionar melhor para todos”, completa.
A operadora também espera engajar a sociedade na reflexão sobre o impacto de suas decisões para o cuidado da própria saúde. Por isso, está ampliando os seus canais de diálogo, fortalecendo o apoio e a orientação aos seus clientes, por meio do portal amil.com.br, do aplicativo para celular Amil Clientes e do telefone Amil Ligue Saúde, com funcionamento 24 horas, 7 dias por semana. O canal dispõe de enfermeiros e médicos capacitados para orientar os beneficiários sobre exames, primeiros socorros, sintomas de doenças e dúvidas sobre o uso de medicamentos prescritos em consulta médica.