Em evidência na sociedade, a Saúde Mental é o tema da nova campanha de comunicação da Amil. A proposta é gerar reflexão sobre a importância da saúde mental em todas as fases da vida, com base em estatísticas, dicas para incrementar a saúde mental e explicações sobre o papel dos profissionais de saúde no apoio aos pacientes. Com base na consultoria de médicos e especialistas e após um mergulho no universo do adoecimento emocional, o resultado é uma ação publicitária leve, delicada e acolhedora, que toca nas questões mais críticas desse universo.
Assinada pela Flag Comunicação, a campanha tem como peça central um filme de 1’30”, divulgado nos canais da marca e nas redes sociais, além da criação de uma landing page com dicas para uma vida leve. Além disso, foi feita uma parceria com o Greengo Dictionary (@greengodictionary), que publicou oito cards, traduzindo expressões brasileiras estressantes. Entre elas, “pass by RH” (passa no RH), “Invoice” (boleto) ou ainda “It’s for yesterday” (é pra ontem). O post Carrossel finaliza com “catch light” (pega leve), chamando a atenção para a campanha da Amil. Os próximos passos da campanha envolvem a veiculação de dois podcasts, o primeiro com o tema “Como a tecnologia afeta a saúde mental”, publicado pelo Braincast B9. O segundo podcast tem como tema “Saúde mental no trabalho”, a ser publicado no Estamos Bem. Também estão sendo feitas parcerias com microinfluenciadores digitais, entre eles P. Lanza e Cynthia Macarrão.
Com 30% dos brasileiros com Síndrome do Esgotamento Profissional (Burnout), a campanha circulará prioritariamente em regiões com grande densidade de escritórios. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), neste ano, a depressão será a doença mais incapacitante do planeta. No Brasil, quase 6% da população, um total de 18,9 milhões de pessoas, convive com o transtorno de ansiedade e 5,8% da população já foi diagnosticada com depressão. Os números podem ser ainda mais alarmantes, considerando as pessoas que evitam buscar ajuda com receio de sofrerem preconceito.
Raony Araújo, gerente de marketing digital da Amil, explica que a campanha vem complementar um movimento já iniciado pela Amil em 2018, com o lançamento de um programa de saúde mental que oferece aos seus clientes atendimento multidisciplinar com médico de família, psiquiatra, psicólogo e assistente social. “Queremos que as pessoas reflitam sobre essa pressão que vem condicionando o estilo de vida moderno e que é importante buscar orientação e ajuda profissional quando preciso. Mesmo em 2020, o assunto saúde mental ainda é tabu para muitas pessoas e é preciso derrubar a resistência ao falar desse tema abertamente. Para ampliar esse diálogo, tivemos a preocupação em usar uma linguagem empática, simples e objetiva, desde os posts até o jingle da campanha”, explica.
Henrique Prado, diretor da Flag Comunicação, destaca que “parte importante da estratégia era alinhar o discurso da campanha com as percepções e experiências dos profissionais que acolhem as pessoas com esse tipo de problema, garantindo convergência com seus esforços e uma atitude ainda mais positiva e proativa na construção do bem-estar que todos buscamos”.