Em dez dias mais de 14,5 mil corretores já fizeram seu registro no novo sistema da Superintendência de Seguros Privados (Susep). A recém-lançada plataforma online e gratuita contabilizou neste período 2,1 mil novos cadastros e 12,3 mil recadastramentos. Segundo o órgão regulador, o recadastramento deve ser realizado até o dia 31 de julho.
Os corretores agora podem encontrar estes e outros dados estatísticos sobre a categoria na área do site da Susep dedicada aos profissionais do setor. Uma das possibilidades é visualizar a distribuição de corretores por Estados do Brasil (https://www2.susep.gov.br/safe/Corretores/estatisticas.html). São Paulo, por exemplo, tem 6.138 corretores cadastrados.
Como antecipou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), com a revogação da Medida Provisória (MP) 905/2019, que criava o contrato Verde Amarelo, a Susep retomou, em 22 de abril, o processo de registro dos corretores de seguros. Para automatizar e simplificar esse procedimento, que antes podia levar dias, a autarquia lançou um sistema online e gratuito para os profissionais do setor.
Entre outros pontos, o sistema permite a identificação por foto do corretor portando o documento utilizado na hora de realizar o cadastro. A ideia é dar mais segurança aos processos, com a utilização de algoritmos de reconhecimento de imagens e comparações. Em breve os corretores passarão a receber carteiras digitais de habilitação profissional.
Desde o lançamento da plataforma, a autarquia recebeu 4,1 mil mensagens com dúvidas e sugestões de aprimoramento para a ferramenta; mais de 70% já foram respondidas.
Os técnicos da Susep prepararam também uma seção de perguntas e respostas (http://www.susep.gov.br/menu/corretor-de-seguros/perguntas-e-respostas-1), além do Manual do Sistema de Registro de Corretores (http://www.susep.gov.br/menu/corretor-de-seguros/manual-do-sistema-de-corretor-de-seguros).