Novo sistema tem o objetivo de agregar mais agilidade e segurança ao paciente. Estima-se que vai beneficiar cerca de 250 mil pessoas atendidas pelas AMAs e UBSs
O Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein (IIRS) implantou um sistema de prontuário eletrônico em cinco Unidades Básicas de Saúde e uma unidade de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) na cidade de São Paulo (SP)
De acordo com a instituição, em meados de 2012, o novo sistema entrará em operação em mais 10 unidades, sob a gestão do IIRS por meio de sua parceria com o município e em apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O novo sistema tem o objetivo de agregar mais agilidade e segurança ao paciente. Estima-se que vai beneficiar cerca de 250 mil pessoas atendidas pelas AMAs e UBSs.
Segundo o presidente do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), Claudio L. Lottenberg, essa medida tem o intuito de complementar todo o trabalho de desenvolvimento da gestão das unidades públicas de saúde. E afirma que toda tecnologia médica está à disposição da sociedade, mas é preciso saber escolher o que utilizar e saber como gerenciar adequadamente toda a gama de recursos: esse é o segredo da boa gestão em saúde.
O novo sistema foi selecionado com base em princípios de avaliação tecnológica e análise de efetividade técnica coordenados pelo hospital paulistano. O treinamento para a utilização adequada do novo recurso tecnológico é uma das tarefas do processo de implantação, pois o sistema depende da aderência de todos os profissionais das unidades.
Em 2011, o Hospital Israelita Albert Einstein completou 40 anos e foi eleito o melhor hospital da América Latina (ranking América Economia Intelligence 2009 e 2010).
A empresa escolhida para a implantação do sistema nas unidades públicas foi a Diebold Brasil que atua no segmento de prestação de serviços de TI no modelo Everything as a Service (EaaS), em parceria com a Alert Brasil, desenvolvedora de softwares para gestão clinica