Modelo preditivo de
comportamento contribui para que a empresa possa melhorar a
experiência do cliente e oferecer o plano de saúde mais
indicado
“Data-driven”. A expressão em
inglês compreende decisões baseada em dados, geralmente a partir de
bancos de dados robustos e algoritmos customizados, que apontam com
mais assertividade e eficiência os melhores caminhos para uma
empresa. Esse modelo vem sendo adotado há cerca de um ano pela
Qualicorp, administradora de planos de saúde coletivos, com foco
principalmente no relacionamento com o cliente.
Por meio de modelos preditivos de
comportamento, a administradora utiliza as informações levantadas e
identifica oportunidades para que seus clientes tenham planos de
qualidade que caibam no seu bolso. Assim, a empresa consegue se
antecipar e avaliar a alternativa mais adequada ao perfil do
cliente.
“No caso da Quali, que tem um amplo
portfólio e mais de 90 operadoras parceiras, são muitos os produtos
que podemos ofertar ao cliente. A cultura data-driven é essencial
para ajudar na tomada de decisões e para sermos mais ágeis,
baseados em dados e informações sólidas. Assim, conseguimos
compreender o cliente de uma forma muito mais assertiva e oferecer
a ele os produtos mais adequados para seu perfil”, afirma Elton
Carluci, vice-presidente Comercial, de Inovação e Novos Negócios da
Qualicorp.
A Quali está na fase de ampliação
da cultura data-driven entre seus colaboradores e, em especial,
entre as lideranças e tomadores de decisões estratégicas. Para
isso, a empresa tem sido guiada pela consultoria prestada pela
empresa Lumini IT Solutions e também em treinamentos internos
promovidos pela UCL - Universidade Corporativa Lumini.
“É muito positivo esse alinhamento
da Qualicorp com um mundo regido à luz dos dados. A Lumini está
realizando treinamentos data-driven and data informed decisions,
elaborados exclusivamente para os colaboradores Quali. Vamos
apresentar soluções e casos práticos, que são aderentes ao
#novojeitoqualideser para o mundo dos dados”, comenta Fernanda
Presidio, presidente do Conselho e founder da Lumini.
“Empresas com a cultura data-driven
crescem exponencialmente, investindo em tecnologia, nas suas
equipes, nos processos e respeitando o consumidor. O resultado
desse trabalho baseado em dados é incrível para a tomada de
decisões em situações estratégicas”, explica Victor Presidio,
leader e founder da Lumini.
Os modelos preditivos da Quali são
desenvolvidos utilizando algoritmos de aprendizado de máquina
(Machine Learning), incluindo técnicas de aprendizado profundo
(Deep Learning). Segundo Victor, esse é um trabalho de longo prazo
com um grande potencial para a melhoria da experiência dos clientes
em todos os níveis. “Desde os canais de entrada na companhia, com
réguas de comunicação melhores e mais alinhadas às expectativas dos
clientes, que estão cada dia mais digitalizados, até a criação de
experiências completamente personalizadas para os usuários”,
conclui.