Solução desenvolvida em 10 semanas
proporciona maior experiência ao cliente com melhor
rentabilidade
A Porto Seguro, uma das maiores seguradoras brasileiras, anuncia
hoje a escolha da solução de IA para Risco de Crédito da
Brighterion, uma empresa da Mastercard, para melhorar a experiência
do consumidor. A solução determina com precisão o risco de crédito
no início do ciclo de vida do cliente, identificando aqueles que
podem receber limites de crédito mais altos. É a primeira companhia
brasileira a utilizar a solução de IA para Risco de Crédito, já
conhecida mundialmente.
“Pudemos alavancar a experiência analítica da Porto Seguro e
combiná-la com a tecnologia IA da Mastercard para construir modelos
de alto desempenho. Esses modelos permitiram à Porto Seguro gerir o
risco de crédito de forma mais eficaz e, ao mesmo tempo, melhorar a
experiência do cliente”, diz Estanislau Bassols, Gerente Geral da
Mastercard Brasil.
A plataforma de Inteligência Artificial e Machine Learning da
Brighterion fornece inteligência para tomadas de decisões em
aplicações importantes de clientes, como risco de crédito e fraude
de transações para centenas de bilhões de eventos todos os anos. A
Brighterion desenvolve um modelo de IA personalizado por meio de um
programa colaborativo, o AI Express, usando uma combinação de
ferramentas proprietárias, incluindo sua tecnologia Smart
Agents.
“Esse modelo de Inteligência Artificial pode ser executado em
transações de qualquer rede de cartões”, diz Ricardo Kaoru Inada,
diretor da Porto Seguro Financeira, que também emite cartões de
crédito da bandeira. “Quase 50 por cento dos potenciais
inadimplências foram identificadas com 70 dias de antecedência na
fase piloto do projeto, o que nos ajuda a aumentar os limites de
crédito para os nossos clientes por meio de uma análise mais
precisa”.
Ao lançar o IA Express, um modelo pronto para produção foi
implantado pela Porto Seguro para permitir a avaliação do risco de
crédito dos clientes existentes. “A Brighterion também conseguiu
integrar nossos conjuntos de dados em um único modelo que melhor
atende às nossas necessidades e opera no ambiente de crédito
específico do Brasil”, comenta Kaoru.