Após identificar e resolver seu problema com a Susep, o Corretor Gildo Serapião dos Santos entrou em contato com o CQCS para ajudar seus colegas que, porventura, estejam passando pela mesma situação. A questão identificada por ele foi o uso do sinal “~” em seu sobrenome.
O Corretor relatou que foi um dos primeiros a receber o email, que dizia “pendência no cadastro”, sem especificar o que havia de errado. Para tentar resolver, o profissional entrou em contato com o Sincor SP e ficou sabendo que outros colegas estavam passando pelo mesmo problema. “Resolvi então repassar todo o processo, encaminhei cópia do contrato social atualizado, repassei todos os dados, conferi endereço, porque soube que até o nome da rua, dependendo da forma escrita pode gerar problema, enfim, perdi uma noite de sono”, explicou. Após entrar em contato com a Susep e receber, segundo ele, uma resposta “superficial pouco esclarecedora”, consultou o site e seu cadastrado constava como em ordem e ativo.
Contudo, uma semana depois, recebeu um aviso que alertava que ‘o nome do Corretor cadastrado está diferente do que consta na Receita Federal’. “Consultei o site da Receita e a única divergência que pude perceber estava no assento (SERAPIÃO) do meu nome. No cadastro da Susep constava e na Receita, não. Fiz a correção e tudo ficou em ordem”.
Gildo comentou que não é contra corrigir e cuidar dos registros, mas acredita que seria mais fácil uma comunicação direta e que identifica a divergência. “Fica parecendo aquelas brincadeirinhas de criança de: tem divergência, tente adivinhar. Se o sistema identifica o erro, ele precisa apontar qual é o erro”.