"Construa uma boa história com as
pessoas", afirma a consultora, que diz ainda que o networking não é
bem compreendido
Construa uma boa história com as pessoas. Essa é a melhor receita
para gerar boas memórias sobre você”. A afirmação é da consultora
de Gestão de Carreiras da Right Management, Carmem Velloso, sobre
como se construir uma boa rede de contatos no mundo profissional,
também chamada como networking.
De acordo com ela, o termo é bastante utilizado, mas nem sempre é
bem compreendido pelos profissionais. Isso porque muitas pessoas se
limitam à troca de informações com as demais, sem pensar em manter
um relacionamento, ou em cultivar o networking. Além disso, só
lembram da rede na hora de procurar uma nova recolocação e não
enquanto estão empregados.
“Converse, troque ideias, se apresente, explique os seus objetivos
e tenha certeza que a pessoa que está recebendo as informações
compreendeu seus objetivos e a sua atuação profissional”, explicou
a consultora.
Contato virtual x pessoal
Carmem afirmou que, com a correria, os profissionais acabam por
recorrer apenas aos contatos virtuais, mas que é preciso realizar
pessoais. “Usar a tecnologia e a disseminação das redes sociais é
importante, sem dúvida, mas o contato presencial continua sendo a
melhor maneira de aplicar o networking. Reserve um horário para
rever aquela pessoa que não encontra há algum tempo”.
Confira, abaixo, algumas dicas de Carmem para a construção de um
networking adequado
1. Estabeleça um assunto em comum;
2. Torne-se uma pessoa interessante, estando bem informada;
3. Tenha em mente quais são as suas habilidades e competências;
4. Planeje antes de fazer o contato e o faça de maneira
personalizada;
5. Conduza as conversas;
6. Saiba se expressar e seja claro para garantir que a pessoa
esteja recebendo a informação corretamente;
7. Certifique-se de que a pessoa entendeu suas intenções;
8. Seja você mesmo;
9. Partilhe ideias e convide o interlocutor para opinar sobre
elas;
10. Em contatos por telefone, pergunte a disponibilidade do ouvinte
naquele momento. Caso esteja ocupado, ligue novamente, já que
existem pessoas que esquecem de retornar as chamadas;
11. Esteja sempre pronto para ajudar;
12. Mantenha o canal aberto para novos contatos;
13. No caso da busca de recolocação, tenha controle das pessoas com
quem conversou, quando e o que foi dito;
14. Cuide da história que você está construindo.
|