Após a palestra, happy hour com a palestrante (segunda sentada da direita para esquerda) – Foto: Divulgação
As participantes da palestra, predominantemente corretoras de seguros, foram saudadas pela presidente da Comissão das Mulheres do CCS-RJ, Fátima Monteiro, que lembrou que “o CCS-RJ foi a primeira organização a constituir uma comissão especialmente formada e voltada para os assuntos da pauta feminina”. Em seguida, a diretora Dayse Magesti convidou as profissionais presentes a fazerem parte da Comissão: “Venham contribuir conosco neste esforço de oferecer espaço para as nossas associadas”.
Dinâmica – O método desenvolvido pela coach, Major Bianca Machado, visa resgatar a essência feminina com foco em: equilíbrio emocional e aumento da sua produtividade, a partir da premissa de que “cada mulher é única”, explica a especialista.
Além da carreira militar e de coach, Bianca é analista de comportamento, mentora de mulheres, apoiadora de vítimas de violência e Thetahealer (terapia quântica que permiti acessar e transformar padrões e crenças negativas registrados no DNA, em padrões e crenças positivas). Ao mergulhar neste universo das dificuldades enfrentadas pelas mulheres a analista desenvolveu um método de resgate da essência feminina e de seu equilíbrio emocional.
A dinâmica desenvolvida pela especialista encantou as convidadas que além de participarem ativamente dos debates não arredaram pé da palestra.
Para diretora do CCS-RJ, Dayse Magesti, “a oportunidade de trazer Bianca Machado para uma palestra, seguida de debate, para as associadas visa disponibilizar conhecimento e informações valiosas para elevar a autoestima das mulheres, proporcionando o equilíbrio necessário para exercer com segurança e tranquilidade o seu cotidiano de trabalho e na família”.
Empoderamento – O objetivo do seu trabalho, segundo a Major Bianca, é “empoderar as profissionais, despertando a força interior através do autoconhecimento”.
Ela afirma que há uma cultura, de muitos anos, de uma sociedade patriarcal que está enraizada na sociedade: “Aos poucos, estamos conquistando o mercado, mas ainda longe da igualdade de condições de trabalho, de salário e reconhecimento profissional. Uma cultura que, inclusive, as próprias mulheres, precisam mudar, acreditando mais no valor e no potencial que possuem”.
Para isso, a coach comportamental se utiliza de um método de desenvolvimento humano: O Empodere-se! O objetivo do método “é despertar a força interior após a identificação dos valores e limitações que impedem as mulheres de se reconhecerem como seres humanos fortes e capazes de chegar aonde querem”.
Por último, como um conselho para todas as mulheres que pretendem
alcançar uma carreira profissional com segurança, a especialista recomenda: “acreditem no potencial que possuem. Cada mulher é Ú.N.I.C.A! Possui habilidades e valores que darão a direção para desempenhar qualquer cargo que desejar. Porém é preciso despertá-los”! E acrescenta:
“É necessário compreender que críticas, comparações e obstáculos sempre existirão em qualquer profissão. Mas o importante é ter claro se eles irão paralisar ou impulsionar”, finalizou.
O encerramento do evento contou com a participação do presidente do CCS-RJ, Luiz Mário Rutowitsch, do diretor do CCS-RJ, Marco Aurélio Marques e do diretor comercial RJ/ES e Regiões N/NE da Porto Seguro, Marco Antônio da Silva, que sorteou duas AirFryers e uma cadeira de praia para as participantes. A sócia diretora da CORIS, Cláudia Brito, enviou uma mensagem para as “mulheres empoderadas” e foi representada por seu gerente de corretoras, Erick Lorga, que presenteou as profissionais com chocolates. A palestrante sorteou um livro de sua autoria e uma sessão de terapia, bem como a integrante da Comissão das Mulheres, Sonia Marra. Um brinde final saudou o sucesso do evento.