A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão de 12 planos de saúde de 6 operadoras. Eles terão a venda temporariamente suspensa devido a reclamações relacionadas a cobertura assistencial.
A proibição da venda começa a valer a partir da próxima terça-feira (22). A medida faz parte do monitoramento da agência, que acompanha regularmente o desempenho do setor e divulga a cada trimestre uma lista de planos suspensos.
"Ao todo, 83.286 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento", informou a ANS.
Além das suspensões, a ANS também divulgou nesta quarta-feira (16) lista de planos que poderão voltar a ser comercializados. Nesse ciclo, 11 planos de 4 operadoras terão a venda liberada. Veja aqui a lista.
O programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento da ANS acompanha regularmente o desempenho do setor no que diz respeito ao acesso dos beneficiários dos planos às coberturas contratadas. Considera-se o descumprimento de prazos máximos para a realização de consultas, exames, cirurgias ou a negativa de algum tipo de cobertura contratada.
Quando uma operadora recebe a suspensão da ANS pelo programa de monitoramento, ela não pode registrar nenhum novo plano dos tipos suspensos.
Entre outubro e dezembro do ano passado, ANS recebeu 33.377 reclamações em seus canais de atendimento.