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A potência do WhatsApp no relacionamento entre seguradoras, corretoras e segurados

Fonte: CQCS Data: 25 março 2022 Nenhum comentário

Desde o seu lançamento, em 2009, o aplicativo WhatsApp passou de um mero visualizador de status – o app informava se a pessoa estava disponível ou não para receber ligações- a um aplicativo de troca de mensagens instantâneas que permite enviar mensagem de voz, vídeos, documentos, compartilhar arquivos de mídia e uma infinidade de outras funções destinadas a tornar a comunicação virtual mais próxima e diversificada.

A ferramenta de maior alcance na comunicação

De acordo com  pesquisa realizada pela Infobip, o WhatsApp é o aplicativo mais usado no Brasil: 99% dos brasileiros têm o app instalado no telefone e 85% deles abrem todos os dias. O risco de desinstalação é ínfimo, já que apenas 1% das pessoas afirmaram que quase nunca o abrem.

Por isso, já fica fácil notar que não há nenhum instrumento de comunicação em massa mais abrangente nos dias de hoje. No entanto, a transmissão dessas mensagens resulta em bons acordos para seguradoras, corretoras e segurados se a interação estiver alinhada com as expectativas do cliente.

Como interagir no WhatsApp de maneira eficiente?

É importante não esquecer quem é seu público-alvo daquele momento para conseguir estruturar um diálogo adequado à faixa etária, realidade social e demais especificidades inerentes àquele cliente. 

Por exemplo, se estiver ofertando um seguro Auto para um jovem de 20 anos, evite palavras cerimoniosas que soem como arcaicas. É preferível usar neologismos e palavras mais informais. Já se o interlocutor virtual for alguém de meia-idade, a abordagem poderá ser mais inclinada ao padrão formal. Ou seja,a linguagem precisa criar uma identificação entre os interlocutores para que o vínculo seja estabelecido.

Mas, cuidado, não exagere!

Ainda que pareça uma armadilha sedutora, a informalidade não deve se tornar uma muleta para cair no desleixo gramatical. As normas da Língua Portuguesa não devem ser abandonadas, deve haver uma adequação no tom de voz textual sem jamais esquecer que a relação estabelecida é de empresa/consumidor.

Da mesma maneira, uma linguagem extremamente rebuscada pode ser percebida como pernóstica e arrogante. 

Portanto, faça sempre uso da empatia linguística e das regras do Português.

WhatsApp business: a oportunidade de comercializar o bate-papo 

O sucesso gigantesco do WhatsApp como canal de comunicação pessoal levou as empresas a vislumbrar a possibilidade de divulgar e vender seus produtos e serviços por meio do app.

Buscando atender às particularidades das demandas empresariais, o WhatsApp Inc. lançou o WhatsApp Business em 2018. O app é destinado a empresas de pequeno porte e também é gratuito. Ele contém funcionalidades diferenciadas além das que já possui a versão convencional.

Vantagens exclusivas do WhatsApp Business

  • Exibe produtos e serviços e responder perguntas enquanto seus clientes fazem compras
  • Automatiza respostas
  • Permite criar um catálogo de produtos e serviços
  • Permite organizar e responder mensagens por meio de atalhos no teclado

WhatsApp Business API

Para empresas de médio e grande porte foi criado o WhatsApp Business API . Possui as mesmas funcionalidades  do WhatsApp Business e  ainda foram agregadas mais vantagens. A saber, algumas delas:

  • Obter um selo oficial de verificação da conta
  • Resgatar históricos de conversas
  • Integrar o canal a sites e softwares, facilitando o gerenciamento dos dados 

É seguro enviar informações confidenciais pelo app?

Como já dito nos tópicos anteriores, o WhatsApp não é só uma ferramenta de chat, muitas grandes seguradoras usam de forma profissional, inclusive para iniciar atendimento de sinistros e até fechar contratos por meio de envio de links específicos. Apesar da facilidade, como tranquilizar os segurados de que os dados enviados durante a troca de mensagens estão seguros?

O WhatsApp utiliza criptografia de ponta-a-ponta. E o que isso quer dizer? Significa que os dados só podem ser lidos pelo remetente e pelo destinatário, já que quando uma mensagem é enviada, ela segue o caminho virtual em forma de código (criptografia) e apenas o destinatário da mensagem tem a chave cibernética para descriptografar( transformar aquele código em palavra, áudio ou qualquer outra mídia encaminhada). Como todo esse processo é automatizado pelos softwares e aplicativos, não há como ninguém ter acesso às mensagens trocadas.

Encurtando distâncias

Para estabelecer uma boa relação entre seguradora, corretor e segurado por meio de mensagens instantâneas via WhatsApp, é imprescindível investir no incessante desenvolvimento da boa comunicação para encurtar a distância  com o cliente de modo que ele não sinta a desconfiança que, muitas vezes, a virtualidade evoca. Portanto, a melhor forma de aproveitar o poder do WhatsApp como mola propulsora para a  venda de produtos e serviços é a comunicação.

 

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