Selecione seu Estado São Paulo
Domingo, 17 de Novembro de 2024


E-mail:
Senha:
Cadastre-se Login
Acessando.... Erro ao acessar. Esqueceu sua senha?

Unimed Santa Bárbara investe R$ 120 mil em treinamento

Fonte: Saúde web Data: 21 janeiro 2013 Nenhum comentário

Projeto de formação continuada abordou temas como: cardiologia, assistência ventilatória, cirurgias abdominais, gestante/puérpera e amamentação, centro cirúrgico e centrais de materiais

Desenvolvimento educacional em conjunto é como pode ser definido o projeto de gestão de pessoas da Unimed Santa Barbara d’ Oeste, Americana e Nova Odessa. Parte do Centro de Formação Continuada, criado em 2009 pela Unimed Cooperativa Central de Bens e Serviços, a cooperativa regional, em 2011, concentrou os esforços para desenvolver as competências comportamentais e técnicas da equipe de enfermagem de seu hospital, assim como as demais associadas da Central: Unimed Capivari, Unimed Itapetininga e Unimed ABC.

“A ideia de criarmos um Centro de Formação Continuada surgiu da necessidade de complementar os treinamentos que já eram realizados, mas limitados. Todas as cooperativas possuem uma reserva específica para financiar o desenvolvimento educacional, social e técnico, o que viabilizou este projeto”, explica o presidente da Unimed Santa Barbara d’ Oeste, Americana e Nova Odessa, Rafael Moliterno Neto.

O projeto, que custou em torno de R$ 120 mil, tornou-se por meio da parceria com o Senac, instituição responsável pelos treinamentos realizados na Central ou, algumas vezes, nas próprias cooperativas, levando em conta temas específicos de cada unidade hospitalar. Os assuntos abordados em 2011 foram: Cardiologia, Assistência Ventilatória, Cirurgias Abdominais, Gestante/Puérpera e Amamentação; Centro Cirúrgico e Centrais de Materiais.

Os cursos foram realizados a cada dois meses para que, no intervalo, pudessem ser replicados para os demais colaboradores de enfermagem. “Juntos, nós, responsáveis pelas Unimeds, os gestores de RH e da Área de Qualidade e Treinamento, definimos as necessidades do grupo e objetivos”, conta Moliterno Neto. Entre as principais metas traçadas estavam: treinar os colaboradores na Padronização do Atendimento ao Cliente Unimed; manter a fidelização ao cliente, o que é hoje o diferencial para o crescimento da Instituição; promover a interação e o alinhamento entre as Unimeds; evitar erros na execução das tarefas dos colaboradores e, por consequência, manter a eficiência no atendimento; entre outros.

A criação de um padrão de atendimento para os hospitais do grupo foi um dos desafios que impulsionou a iniciativa, além de otimizar recursos financeiros para desenvolver pessoas.
“No momento de contratar um profissional, percebemos a dificuldade de encontrar o perfil desejado. É utópico achar que o profissional já sairá pronto da faculdade, principalmente em relação às competências comportamentais. Todos os profissionais precisam de constante atualização para acompanhar as inúmeras mudanças do mundo contemporâneo. Acreditamos que este programa dá acesso ao estado-da-arte do conhecimento e dá a oportunidade de desenvolvimento profissional a todos os participantes”, afirma o Superintendente de Recursos Próprios, Carlos Magno Marcondes.

RESULTADOS

Durante os treinamentos, houve atualização dos profissionais de enfermagem com técnicas mais avançadas, alinhamento do conhecimento técnico, além de auxílio nos protocolos internos, buscando a melhoria contínua da enfermagem. “Também foram realizados pré e pós testes em cada treinamento oferecido e o resultado foi bastante satisfatório, provando que houve assimilação do conteúdo”, diz. A média geral de acertos dos participantes nos treinamentos realizados pelos instrutores do Senac foi de 57,14% no pré teste e 75,26% no pós teste.

O índice de satisfação, por exemplo, que é uma média geral dos itens avaliados (Docente, Recursos Didáticos, Conteúdo e Infraestrutura) atingiu 98,5%, considerando todos os módulos.“A ideia é programar o curso novamente para o ano que vem, mas o tema ainda será definido. Além disso, estamos pensando em implantar o ensino a distância como ferramenta de atualização para os médicos”, antecipa Moliterno Neto.

De acordo com a instituição, os recursos para o programa são sustentados pelo Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (FATES), que representa cerca de 5% da sobra dos atos cooperativos, que todas as sociedades destinam para financia.

Portal Multicalculo

Por Assessoria de Imprensa do Portal Multicalculo, a melhor ferramenta de aux�lio a vendas de planos de sa�de e odontol�gicos da internet. Contato com o autor para mais informa��es: [email protected]

 

Para participar e deixar sua opinião, clique aqui e faça login.

 

Últimas

 

agencialink.com é o nome fantasia da Raz&aatilde;o Social:
ART Tecnologia de Sistemas S/S Ltda.
CNPJ: 10.199.185/0001-69
Av. Jabaquara, 2860 - Sobre Loja - S&aatilde;o Paulo, SP - 04046-500 - Brasil