A Santa Casa de São Paulo promove nesta quinta-feira (14), o Dia Mundial do Rim. Durante todo esse período a Instituição disponibilizará serviços gratuitos de orientação para toda a população. A participação é livre para todas as pessoas e idades.
Médicos especialistas no assunto, enfermeiros e outros profissionais participarão do evento. Chamado de "Pare de agredir seu rim", a ação é reconhecida e apoiada pela Sociedade Internacional de Nefrologia e pela Sociedade Brasileira de Nefrologia.
Durante toda a manhã os médicos estarão à disposição da população para responder perguntas, levantar problemas, diagnosticar doenças e, principalmente, para instruir e educar a população que passar pela Santa Casa de São Paulo em relação aos cuidados com o sistema renal. Só no Brasil existem 10 milhões de pessoas que sofrem de problemas renais. A Doença Renal Crônica é a principal causa da perda das funções renais. Em estágio avançado, o paciente necessita realizar tratamento específico, como a diálise, onde é inserido um cateter na cavidade abdominal com um líquido de diálise para eliminar as substâncias acumuladas no sangue, como ureia, creatinina e potássio, função esta que deveria ser de um rim saudável. Em outras situações, é necessário realizar o transplante do órgão.
O rim é responsável pela filtragem do sangue no corpo, eliminando os excessos como água, sal, entre outras substâncias. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a taxa de mortalidade dos brasileiros que realizam diálise é de 17% ao ano. A maioria dos cidadãos só sabe que tem a doença quando as funções renais já estão totalmente comprometidas, devido a falta de diagnóstico.