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Carga tributária consome mais de 20% da renda de uma correto

Fonte: CQCS Data: 14 março 2014 Nenhum comentário

Gastos com telefonia, internet, funcionários e materiais de escritório são comuns dentro de toda corretora de seguros, porém o custo mais elevado dentro da empresa apontado pelos profissionais do mercado é a carga tributária.

O corretor Wanderson Gomes, da Arca Corretora de Seguros Ltda (Salvador-BA), alega que só de impostos a empresa paga 21,5% de sua renda mensalmente. Já o corretor Délio Reis, da Cia Corretora de Seguros (Salvador-BA) e Leniebson Rocha da Silva, da Master Future Corretora de Seguros Ltda (Fortaleza-CE), alegam que o percentual varia de 16% a 17%.

Para Leniebson a única maneira de reduzir essa carga tributária, seria com a inclusão do corretor de seguros no Simples. “Isso seria muito interessante para tornar o mercado mais competitivo, já que empregamos muitas pessoas”, aponta Rocha. Já Wanderson acrescenta que apenas o Simples não solucionaria todos os problemas, “o ideal seria uma reforma tributária completa”.

Em contrapartida, Délio diz não encontrar muita vantagem financeira no modelo atual do Simples, pois, de acordo com ele, o corretor deixaria de pagar o imposto como pessoa jurídica, mas pagaria mais como pessoa física. “Este modelo exige que a empresa utilize 40% do faturamento com gastos pessoais ou com remuneração de sócios”.

Para ele, o ideal seria o modelo do Simples Original, no final do governo de Fernando Henrique Cardoso. “Neste, todos os impostos eram calculados de forma branda e mais simples”, completa.

Além dos impostos, os corretores relataram gastos por exemplo, com tecnologia, atendimento ao cliente, impressões, estrutura física de backoffice com máquinas atualizadas, programas de administração da corretora – para manter os números atualizados.

Além de despesas com atendimento de sinistro personalizado. “Muitas corretoras investem nisso. Tem um profissional especializado no atendimento de sinistro para suprir, em alguns casos, a falta da seguradora”, ressalta Leniebson. Ir ao local do sinistro, dar atendimento ao cliente, acompanhar o pagamento da indenização, ir até a oficina, reunir os documentos juntos ao segurado, também são gastos apontados.

Délio, por exemplo, diz fazer questão de estar presente no eventos e estar sempre ao lado do cliente. “Como trabalho com saúde, dou um atendimento diferenciado. Trabalho com empresas multinacionais e a qualidade desse atendimento gera custos. Principalmente quando coloco os funcionários a disposição das empresas”.

Redução

Para Wanderson, a melhor maneira para reduzir os custos é investir em tecnologia, através de programas de multicálculo para diminuir a mão de obra. Nesse sentido, Leniebson concorda e afirma que quanto mais informatizada e moderna, menos despesa a corretora vai gerar.

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