Em votação apertada, chapa da situação venceu grupo encabeçado por José Luiz Setúbal. Terceiro mandato quer renegociar dívida da instituição
Em votação realizada até o fim da tarde de quarta-feira (16), Kalil Rocha Abdalla foi reeleito como provedor da Santa Casa de São Paulo. O advogado recebeu 55,3% dos votos e continuará no comando de um dos maiores complexos hospitalares da capital paulista por mais três anos. O médico José Luiz Setúbal foi vencido por uma diferença de 37 votos, a mais acirrada da história da instituição.
O Saúde Web conversou com os dois candidatos pouco antes da votação e verificou um clima acirrado na disputa pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Abdalla é formado em Direito pela Universidade de São Paulo e recebeu em 1988 o título de Irmão Remido da Irmandade, tendo exercido os cargos de procurador da administração imobiliária e de mordomo da administração imobiliária, além de procurador jurídico da instituição desde 1990. Candidatou-se pela primeira vez em 2008.
Entre os planos futuros do presidente estão a renegociação da dívida da Santa Casa e transferência para o BNDES, que cobra juros menores em prazo mais longo, o que daria fôlego para as finanças da instituição. Outro objetivo é a construção do Instituto do Cérebro e o Centro de Convenções da instituição filantrópica.
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo atende quase 12 mil pessoas por dia e possui mais de 2.500 leitos, com média anual de 1 milhão e 600 mil atendimentos ambulatoriais, 2 milhões de atendimentos de emergência, 49 mil cirurgias e 6 milhões exames.